top of page

Billy Corgan: "os versos da música 'Plush' do Stone Temple Pilots foram retirados da canção 'Suffer' do Smashing Pumpkins"

  • by Brunelson
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

Billy Corgan, frontman do SMASHING PUMPKINS, acusou o falecido vocalista original do STONE TEMPLE PILOTS, Scott Weiland, de copiar uma música do SMASHING PUMPKINS para o hit de maior sucesso do STONE TEMPLE PILOTS, a canção "Plush" (1º disco, "Core", 1992).


Durante entrevista com o baixista Robert Deleo e o guitarrista Dean Deleo do STONE TEMPLE PILOTS em seu próprio podcast, Corgan afirmou que o icônico verso onde Weiland canta: "And I feel, and I feel" na canção "Plush", foi retirado da música "Suffer" do SMASHING PUMPKINS (1º disco, "Gish", 1991).



Ele disse que estava assistindo à MTV quando viu pela 1ª vez o videoclipe da música "Plush" e achou que era uma canção de qualidade. Mas aqui está a surpresa quando Corgan disse que nos versos da música "Suffer" ele canta: "'And you're saying, you're seeing, you're seeing".


A comparação fica somente na parte lírica... Mas será que é pra tanto assim? Isso que eles nem usam o mesmo verbo e um canta na 1ª pessoa e outro canta na 3ª pessoa, onde somente a ressonância vocal em ficar repetindo o verbo é que deve ter chamado a atenção de Corgan.


Musicalmente, "Suffer" é uma canção lado-b do álbum de estreia do SMASHING PUMPKINS. É melancólica e atmosférica que em sua sonoridade nada lembra a música "Plush" do STONE TEMPLE PILOTS.


Por outro lado, a canção "Plush" é um hino grunge que ficou marcado na história do rock com seu ritmo de meio-tempo, vocais assombrosos, um peso maior e um refrão que ficou gravado em nosso inconsciente há décadas.


Recentemente, Corgan também deu uma provocada no METALLICA, citando o mesmo exemplo lírico de outra música sua com uma do METALLICA.





"Plush"


"Suffer"































Mais Recentes
Destaques
bottom of page