top of page
  • by Brunelson

Billy Corgan: "a introdução de 'Cherub Rock' do Smashing Pumpkins foi uma cópia direta do Rush"


A indústria da música sempre foi um caldeirão de influências, onde os artistas se inspiram em seus antecessores para criar algo único e inovador.

Recentemente, o vocalista/guitarrista da icônica banda de rock alternativo do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, foi entrevistado via Youtube e reconheceu que uma de suas clássicas músicas, “Cherub Rock”, possui semelhanças musicais do RUSH. Embora alguns possam ver isso como uma revelação, na verdade destaca o processo criativo do trabalho e profundo impacto que bandas lendárias de rock possuem na evolução da música.

É preciso muita humildade para um artista reconhecer a influência em seus predecessores. A admissão de Corgan de que a canção "Cherub Rock" (2º disco, "Siamese Dream", 1993) contém elementos reminiscentes do RUSH demonstra o seu respeito pelo legado musical do grupo. Ao fazer isso, Corgan não apenas homenageia o RUSH, mas também abre uma conversa mais ampla sobre a natureza das inspirações artísticas junto com a linhagem de inovação musical.

O melhor sobre o que Corgan falou foi que não há nenhum problema em pegar pedaços do que outro artista fez para fazer algo seu e Corgan sabendo disso, ficou mais do que feliz em admitir de onde tira inspiração.

Vários exemplos podemos visualizar na história do rock, desde semelhanças musicais e até mesmo reconhecendo em entrevistas, vide o LED ZEPPELIN, NIRVANA, DEEP PURPLE e vários outros - além do THE WHO atacando BEATLES e Jimi Hendrix em ter copiado eles.

Vimos recentemente, banda após banda e artista após artista, passar por testes de plágio quando, na realidade, muito provavelmente eles foram subliminarmente inspirados pela "tal música ou tal artista". O reconhecimento de influências permite aos artistas homenagear aqueles que abriram caminho e ao mesmo tempo ultrapassar os limites de sua própria criatividade.

Quando se trata da música "Cherub Rock" do SMASHING PUMPKINS, Corgan disse que a introdução foi uma cópia direta da canção "Bytor and The Snowdog" do RUSH, que, novamente, Corgan admite com facilidade, pois sabia exatamente de onde vinha a sua inspiração.


"Cherub Rock"


"Bytor and The Snowdog"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page