O álbum de estreia do SMASHING PUMPKINS, "Gish", está fazendo 30 anos em 2021.
Lançado em 28 de maio de 1991, esse disco de rock pesado e psicodélico apresentou ao mundo o quarteto visceral de Chicago. "Gish" acabaria sendo certificado como Disco de Platina, se tornou no álbum independente que mais vendeu cópias na história do rock e foi produzido pelo onipresente produtor, Butch Vig.
O nome do álbum vem da estrela do cinema mudo, Lillian Gish. Em uma entrevista para a revista Rolling Stone agora em maio de 2021, o frontman Billy Corgan havia dito: "Tenho uma vaga lembrança de conversar com a minha avó quando era criança, sobre como foi crescer na zona rural de Kentucky. Ela nasceu em 1911 e eles não tinham um carro. Ela morava numa fazenda, então, quando ela fosse para a cidade, eles teriam que ir a cavalo e charrete. Imagine a minha avó em algum lugar por volta de 1920. Certa vez, eles foram de cavalo e charrete para a cidade porque iria chegar um trem trazendo uma estrela do cinema".
"Ela falou comigo sobre ver a atriz Lillian Gish no trem. Eu li sobre isso desde então e essas estrelas do cinema faziam várias viagens de trens naquela época atravessando zonas rurais. Elas paravam, acenavam, deixavam as pessoas tirarem algumas fotos, ficavam 05 minutos e o trem seguia em frente. Para a minha avó em 1920, ver Lillian Gish na parte de trás do trem - que era a maior estrela de cinema do mundo - houve algo nessa memória que realmente me marcou, que foi o contraste entre a luz brilhante do estrelato e uma menina crescendo literalmente num chão de terra".
"Há algo sobre a coisa sentimental que se implantou na minha mente. Ela me deu essa memória quando eu tinha 10 anos de idade e isto ficou gravado no meu cérebro. Quando estávamos gravando o álbum "Gish" e procurava por um título, pensei em todos os tipos de títulos elegantes, mas tudo parecia inadequado. Um dia, quando estava sob efeito de ácido LSD, o nome Gish apareceu e pensei: 'Isso é interessante. Ninguém sabe o que significa, mas eu sim'”.
O álbum "Gish" foi gravado de dezembro de 1990 até março de 1991 no Smart Studios em Madison, Wisconsin, estúdio do próprio Butch Vig. Com um orçamento de U$ 20 mil dólares, Billy Corgan co-produziu o disco com Vig, que na época ainda era re