Red Hot Chili Peppers: a clássica música que eles "roubaram" do The Cure
A principal inspiração por trás de qualquer bom disco do RED HOT CHILI PEPPERS é se divertir.
Desde o primeiro dia, o fluxo do vocalista Anthony Kiedis combinado com a enorme energia de Flea por trás do baixo, proporcionou algumas das performances mais elétricas na história do rock, enquanto a banda fazia incursões para se tornarem lendas musicais por trás de obras-primas como o álbum "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991).
E assim que o grupo começou a se recompor após o retorno do guitarrista John Frusciante em 1998 (havia saído em 1992), eles ainda iriam conseguir um dos seus maiores sucessos.
Comparado ao espírito divertido do seu disco de 1991, o álbum "Californication" foi um trabalho com muito mais nuances (7º disco, 1999). Como os membros da banda tiveram que superar o vício em drogas antes de iniciarem as gravações, muitas músicas refletem essa atitude desgastada, desde a canção de Kiedis sobre drogas, "Otherside", até os sons suaves de músicas como "Porcelain" e "Road Trippin'".
Embora o grupo nunca tenha sido conhecido como uma das bandas mais líricas do mundo, a faixa-título forneceria uma crítica massiva ao que a Califórnia significava nas mentes daqueles que povoavam Hollywood. Formada na cabeça de Kiedis enquanto trabalhava nas letras, a música possui um conjunto de letras que descreve o que acontece nos limites da sociedade americana, onde os sonhos de alguém podem ser alcançados instantaneamente e eliminados momentos depois.
Embora a canção "Californication" possui uma base fantástica para trabalhar em cima, Frusciante não conseguia encontrar nenhum tipo de base musical para acompanhá-la. Em seu tempo fora da banda, o guitarrista começou a recompor as coisas (musicalmente e mentalmente), superando o vício em heroína e tendo que se recuperar devido ao enorme impacto que a droga estava causando em sua destreza e habilidades motoras.
Mesmo que o grupo fosse conhecido por suas músicas de alta energia, Frusciante encontrou a chave da canção "Californication" ouvindo a produção minimalista da banda THE CURE.