top of page
  • by Brunelson

Red Hot Chili Peppers: qual música deles é sobre Kurt Cobain?


Red Hot Chili Peppers, Nirvana

O vocalista do RED HOT CHILI PEPPERS, Anthony Kiedis, e os seus colegas de banda, abordam tópicos de amor, perda, vício e salvação em suas letras, mas qual das suas músicas falam sobre o falecido vocalista/guitarrista do NIRVANA, Kurt Cobain?


A canção "Tearjerker" é uma homenagem muito pessoal do RED HOT CHILI PEPPERS ao falecido frontman do NIRVANA e detalha a reação de Anthony Kiedis ao suicídio apenas 01 ano depois do ocorrido.


Esta música foi lançada no álbum "One Hot Minute" (6º disco, 1995).


A canção "Tearjerker" começa relembrando o momento em que Kiedis descobre que Cobain morreu e continua descrevendo as suas qualidades e características:


"A minha boca se abriu / Esperando que a verdade não fosse real / Recuso as notícias"


Kiedis detalha nas letras a primeira vez que viu Kurt "sentado nos bastidores usando um vestido" e o chamou de "a bagunça perfeita", enquanto admite que queria impressionar o vocalista do NIRVANA.

Em parte também uma música de meio amor, o roqueiro do RED HOT CHILI PEPPERS descreve amorosamente os traços de Kurt, incluindo a sua "barba", a "covinha no queixo" e seus "pálidos olhos azuis".


Obviamente o assunto é incrivelmente triste, mas talvez a parte mais comovente da música seja o seu refrão, que aborda a natureza do suicídio de Kurt e seu vício em drogas:


"Deixado no chão / Deixando o seu corpo / Quando os altos são baixos / E baixos são o caminho"


Falando sobre o impacto da morte de Cobain em sua autobiografia, Scar Tissue, Kiedis escreveu: "Foi um golpe emocional e todos nós sentimos aquilo... Não sei por que todos na Terra se sentiam tão perto desse cara... Acho que ele era amado, amável e inofensivo de alguma maneira estranha. Por todos os seus gritos e toda a sua escuridão, ele era simplesmente adorável".


Não é difícil ver por que a morte de Cobain pode ter afetado tanto Kiedis e atingido-o particularmente na época de sua vida.


Em 1998, o roqueiro da California sofreu a perda de um amigo do colegial devido a uma overdose de heroína. Usando heroína pela primeira vez aos 14 anos de idade, quando lhe apresentaram dizendo que era cocaína, Kiedis continuou a combater os seus próprios problemas de dependência em drogas. Foi também nessa época que a estrela infantil e promissor ator na juventude, River Phoenix - que era amigo do pessoal do RED HOT CHILI PEPPERS - também faleceu em 1993 por overdose de heroína.


Para Kiedis, a morte de Cobain foi sem dúvida outro golpe e a música reflete isso, quando ele pergunta: "Mas que porra eu devo fazer? / Apenas perdas e perdas".


O disco "One Hot Minute" foi lançado em 12 de setembro de 1995 e também é notável por ser o único álbum do RED HOT CHILI PEPPERS a apresentar o guitarrista Dave Navarro (da banda JANE'S ADDICTION).


Navarro se tornou o substituto do guitarrista John Frusciante, que - incapaz de lidar com o sucesso após o lançamento do álbum "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991) - deixou a banda no meio da turnê de 1992.


Depois de deixar o RED HOT CHILI PEPPERS pela primeira vez, Frusciante continuaria sendo vítima do seu próprio vício em heroína, o que o deixou empobrecido e quase morto.


Isso - juntamente com as próprias lutas de Kiedis - deixaria o vocalista ciente do ciclo destrutivo de escapismo, vício, solidão e depressão, que ele também aborda na canção "My Friends" lançada neste mesmo álbum.


A música "Tearjerker" pode ser uma das canções menos conhecidas do RED HOT CHILI PEPPERS e lançada em um dos seus álbuns menos conhecidos, mas se destaca entre os fãs como uma das músicas mais pungentes de Kiedis de todos os tempos.


De alguma forma pessoal e universal, a canção lamenta a perda de um ícone, enquanto descreve um momento particularmente doloroso na história da banda e vê Kiedis simpatizar com os problemas de depressão e dependência química que levaram à morte prematura de Kurt Cobain.


Confira o áudio de estúdio da canção "Tearjerker" do RED HOT CHILI PEPPERS, em homenagem a Kurt Cobain:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page