Mas assim que a banda começou a se aprimorar e se profissionalizar, Kiedis começou a se estabelecer como vocalista. Parte sendo influenciado por bandas de rap como o RUN-DMC e parte pelo funk rock de George Clinton, Kiedis apenas queria fazer com que todo show do seu novo grupo parecesse uma grande festa desde o momento em que iniciaram, apenas para que as boas vibrações parassem por um momento quando o guitarrista original, Hillel Slovak, veio a falecer por overdose de heroÃna em 1988.
Embora a banda tenha se recuperado bem com o guitarrista John Frusciante, Kiedis começaria a cantar em um estilo diferente. De repente, o vocalista conseguia de alguma forma cantar melodias e elas eram realmente muito melhores do que tinham o direito de estar em músicas como "Knock Me Down" e "Good Time Boys", lançadas no 1º disco com Frusciante como novo guitarrista, "Mother's Milk" (4º disco, 1989).
E assim que a banda saiu em turnê com esse álbum que fez eles ficarem conhecidos no mundo inteiro, a saÃda de Frusciante internado em drogas e a subsequente recaÃda nos tóxicos com Kiedis e Flea, levaram o grupo a repensar sua abordagem para o próximo álbum de estúdio.
Como o resto da banda teve uma recaÃda com as drogas pesadas (incluindo Navarro) durante a gravação do álbum "One Hot Minute", grande parte de sua interpretação na música "Pea" parece que Flea está no limite, tentando desesperadamente manter sua banda unida antes que tudo desmorone.Â
Independente disso, o disco "One Hot Minute" deu ao RED HOT CHILI PEPPERS a liberdade para trabalhar em diferentes áreas, gerando um subproduto devido aos seus conflitos internos em relação às drogas.