- by Brunelson
top of page
O resultado final do vocalista/guitarrista Buzz Osborne da banda MELVINS parece bastante simples: "Trabalhe duro, faça coisas legais, viva e deixe viver e não confie no governo, quer você se incline para a esquerda ou para a direita", disse ele em recente entrevista para a revista Spin.
Ainda assim, eles deixaram uma cratera gigantesca na música pesada, ao mesmo tempo em que inspiraram o nascimento do som grunge ainda nos anos 80 e cultivando uma fervorosa base de fãs global e influenciando inúmeras bandas – a mais famosa, o NIRVANA.
Agora, baseado no sul da Califórnia, o núcleo do MELVINS formado pelo fundador e frontman, Buzz Osborne, e pelo baterista Dale Crover (que foi o 2º baterista do NIRVANA), permaneceu intacto desde 1984, com o baixista Steve McDonald no baixo desde 2015.
E desde o final de agosto, eles estão na estrada com o igualmente eclético e prolífico trio japonês, BORIS, que se nomeou assim em homenagem à música de mesmo nome que abre o álbum do MELVINS de 1991, "Bullhead" (3º disco). Porém, poucos dias antes do início dessa turnê, Crover descobriu que precisava de uma cirurgia imediata na coluna que o deixaria fora de serviço por vários meses.
Muitas bandas de rock teriam que desistir totalmente da turnê, mas neste caso a história de não convencionalidade do MELVINS funcionou a seu favor. No lugar de Crover, chamaram Coady Willis, de bandas como BIG BUSINESS, MURDER CITY DEVILS e HIGH ON FIRE, e que já tinha servido o MELVINS em outra ocasião como 2º baterista de 2006 a 2015.
É início de setembro e o MELVINS chega ao amado local independente de Chicago, o clube Metro, (que também celebrou recentemente o seu 40º aniversário), onde uma fila de fãs adornados com bonés e camisas do MELVINS desce o quarteirão horas antes das portas se abrirem. Quando agradeço a Osborne por reservar um tempo para a entrevista, ele brinca secamente que talvez eu me arrependa de ter dito isso quando a conversa terminar.
Isso pode ou não ser uma referência ao fato de que, nos últimos anos, os comentários de Osborne ocasionalmente levantaram sobrancelhas de alguns, dizendo uma vez em 2020: “Não sou a favor dos nazistas. Não sou a favor da supremacia branca. Não sou a favor de grupos de ódio. Não sou a favor de qualquer forma de violência política nesse sentido. Eu não poderia ser menos por isso e odeio esse tipo de coisa".
E conversando com ele aos 59 anos de idade, o seu resultado final parece ser bastante direto: "Trabalhe duro, faça coisas legais, viva e deixe viver e não confie no governo, quer você se incline para a esquerda ou para a direita".
E assim, quando lhe pedi que compartilhasse 40 lições de vida dos 40 anos do MELVINS, ele trouxe algumas surpresas.
Confira sem nenhuma ordem específica:
1. "Trabalhe duro, não importa o que aconteça. Enquanto todo mundo está perdendo tempo, você deveria estar trabalhando. Esteja você em uma banda ou não, a ideia de que você terá sucesso trabalhando 40 horas por semana é uma besteira total. Não sei quem inventou isso, mas não foi uma pessoa de sucesso".
2. "Não tenha medo de mudar. Se você está falando de música, quando comecei o MELVINS eu vi um buraco no que eu achava que estava faltando muito do rock pesado, então, decidi mudar o meu tom sobre o que faríamos e como seria, apenas indo trabalhar. No final, influenciou pessoas suficientes a ponto de mudar a música em nível global. Se eu tivesse medo da mudança, isso não teria acontecido".
3. "Não quero me juntar a nenhum clube que me aceite como membro. Não tenho interesse em fazer parte de nada ou em ter bandas irmãs. Não nos enquadramos em nada disso. Nem com o nosso nome, nem com as capas dos nossos discos e nem com as nossas músicas".
4. "Seja o mais peculiar possível. A mediocridade hedionda não se destaca".
5. "Viva de forma conservadora e deixe a sua selvageria transparecer em sua arte".
6. "Fique feliz com o que você ganha e não com o que você acha que deveria ter conseguido. O fato é que, se você é um artista e está conseguindo alguma coisa, deveria ficar feliz com isso. Uma coisa que você nunca me ouvirá falar é como estou chateado por não estar na posição de outra pessoa".
7. "Não se preocupe muito com o que as outras pessoas pensam. Embora eu leia muitas coisas negativas sobre nós na mídia, isso me motiva. Muitas vezes você tem que ver o que essas pessoas realmente gostam e isso explicará por que elas não gostam de você".
8. "A vida é uma guerra de desgaste. Os seus inimigos eventualmente irão embora. Em 40 anos, sobrevivemos a todos que pensaram algo ruim sobre nós".
9. "Seja legal com todos. É mais fácil ser legal do que ser mau. Sou sempre legal, a menos que alguém seja um idiota comigo, então, não vou ser legal com ele, mas eu começo bem e continuo a partir daí".
10. "Não beba. Isso é óbvio".
11. "Não use drogas. Isso também é óbvio".
12. "Já que você vai mesmo assim beber ou usar drogas, pelo menos faça isso de forma irresponsável. Não há nada mais chato ou estúpido do que beber ou usar drogas com responsabilidade. Não faz sentido. Isso é como entrar em guerra com a responsabilidade… Existe algo mais meia-boca ou careta do que isso? Tipo: 'Vou cheirar cocaína, mas vou cheirar com responsabilidade'. Não há nada de responsável em consumir qualquer quantidade de cocaína e assim, você se torna uma pessoa estúpida".
13. "Não vá para a faculdade. Se você quer ser doutrinado na estupidez, você vai para a faculdade e aprende com pessoas que no geral nunca dirigiram um negócio ou fizeram qualquer coisa na vida além de ensinar. Eu não fui para a faculdade, porque não vi motivo para isso. Basicamente, isso vai prolongar a sua adolescência. Por que você gostaria de fazer isso? Comece mais cedo, aprenda no trabalho e descubra o que você quer fazer a partir daí, a menos que queira ser médico, engenheiro ou algo assim".
14. "Não termine o ensino médio. É uma total perda de tempo. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, não teria me formado no ensino médio".
15. "Trabalhe no seu instrumento. Se você vai tocar guitarra ou ser pintor, você precisa fazer isso. Você precisa fazer isso em um nível que faça com que muitas outras áreas de sua vida caiam no esquecimento. Se você quer ser um escritor, um artista, um pintor ou um guitarrista, outras áreas da sua vida terão que sofrer como resultado disso ou você nunca será bom o suficiente".
16. "Não dê ouvidos aos 'modernos e descolados'. Eles não sabem de nada. O maior problema deles é que os seus pescoços estão sempre doendo de tanto virar para ver o que todo mundo pensa deles. Eu odeio descolados e geralmente as bandas que eles gostam, quase sem exceção, eu acho que são lixo".
17. "Tenha um senso de humor muito sombrio e diferente do PC".
18. "Encontre bons músicos para tocar. Isso só aumentará a sua habilidade. Se você está em uma banda, encontre os melhores músicos que puder e isso fará com que você pareça melhor".
19. "Não confie no governo para cuidar de você. São pessoas que não podem fazer nada e que nunca fizeram nada, exceto mentir a cada respiração e usar o dinheiro que tiraram de outra pessoa. Eles não são boas pessoas para confiar no seu bem-estar e digo isso de forma generalizada. Não tenho absolutamente nenhuma filiação e nem tenho qualquer interesse em ser filiado a qualquer tipo de partido político, sendo que nenhuma dessas pessoas falam por mim".
20. "Faça bastante exercício. Se você é viciado em televisão, você se transformará realmente num viciado em televisão. Acho que a atividade física é uma parte muito importante na vida de qualquer pessoa".
21. "Leia muitos livros. Ninguém lê livros... Encontro pessoas com opiniões pretensiosas sobre todas essas coisas e pergunto a elas: 'Por favor, me diga quais livros você já leu. Eu adoraria ler esses livros'. Ou elas me contam livros que eu já li ou não sabem dizer o nome de nenhum livro. É patético! Quando entro na casa de alguém e vejo que essas pessoas possuem muitos livros, entendo que elas podem ser importantes pra mim porque elas gostam de informação. Desde muito pequeno eu me interesso por livros. Quer tenha sido do autor Jack London ou quem quer que tenha sido, encontrei uma fuga que me ajudou a passar pela vida sem atirar uma bala na cabeça".
22. "Assista muitos filmes. Os filmes são provavelmente uma das formas de arte mais importantes já feitas. Eles apresentam recursos visuais, histórias e música. Nada me comoveu mais do que a música, mas os filmes chegaram bem perto, sabe? Assista todos, desde os sucessos de bilheteria até os filmes de arte".
23. "Não assista a canais normais (aberto) de televisão. Não assisto televisão normal há provavelmente 40 anos. Quer seja a Fox News ou a CNN, não tenho ideia do que está acontecendo lá".
24. "Piadas bregas da 8ª série são boas. As pessoas não deveriam perder o humor daquelas piadas de banheiro da escola".
25. "Fique fora dos negócios de outras pessoas. O que eu faço na privacidade da minha casa, eu deixo fora disso, desde que não esteja machucando ninguém. Se você não está machucando ninguém, não vejo razão para que você não possa fazer o que quiser".
26. "Aprenda a valorizar a capacidade atlética nos esportes. Sempre adorei praticar esportes, mas parei de praticá-los porque odiava as pessoas que praticavam esportes, mas isso não significava que eu não apreciasse esportes. Acho que para adolescentes e crianças, os esportes geralmente são uma boa ideia. Isso os deixam ativos, os fazem pensar e tentar resolver os seus quebra-cabeças. E provavelmente também mantém uma certa quantidade das crianças longe de problemas".
27. "Quando alguém mais velho e sábio do que você fala, você deve ouvir. Você nunca sabe o que eles vão te ensinar. Como você pagou a sua hipoteca? O que você fez? Quais foram as coisas importantes que você fez? Há muitas coisas assim com as quais as pessoas podem aprender".
28. "Chegue na hora certa. Pra mim, se você não consegue fazer isso, você não consegue fazer nada".
29. "Dirija como se fosse você contra o resto do mundo".
30. "Ame e aprecie os cães. Eles são os melhores amigos do homem por um motivo só. Direi que os gatos também, mas nós temos cachorros e não consigo imaginar a minha vida sem eles".
31. "Case-se e continue casado. Sou tradicionalista quando se trata desse tipo de coisa. Acho que é uma parceria importante que você deveria ter. Geralmente as pessoas se casam para terem filhos e todo esse tipo de coisa, e mesmo que eu não tenha filhos, entendo por que você faria isso também. Pra mim, uma das coisas mais atraentes sobre a minha esposa (artista Mackie Osborne), era que ela não precisava de mim. Mulheres que têm opiniões e carreiras fortes e são guerreiras, só vão te ajudar, desde que entendam isso sobre você também".
32. "Arranje um emprego o mais rápido possível. Toda essa ideia de que os adolescentes quase não trabalham agora é uma loucura pra mim. Não me refiro aos jovens de 17, 18 ou 19 anos de idade. Quero dizer com 13 e 14 anos, todos deveriam conseguir um emprego. Não importa o que seja, cortar a grama ou varrer a calçada… Quando as pessoas dizem que os adolescentes não deveriam trabalhar, não vejo razão para não trabalhar. De que outra forma você irá aprender a lidar com clientes impetuosos, chefes malucos e todo esse tipo de coisa? Isso só vai te ajudar na vida".
33. "Não se preocupe com coisas sobre as quais você não tem controle. É uma perda de tempo".
34. "Aproveite as coisas simples. Se você não consegue encontrar felicidade nas coisas simples, não a encontrará nas coisas complicadas. Aproveite o tempo que você passa com a sua esposa em casa ou sentado no sofá com a sua filha. A vida não vai ficar melhor... Claro, você pode desfrutar de férias ou algo assim, mas se você não conseguir aproveitar as suas férias, provavelmente elas se tornarão um pesadelo para você".
35. "Não vá para a cadeia. Estranhamente, sempre fico surpreso com a quantidade de problemas policiais que tenho quando não estou fazendo coisas ilegais".
36. "Colecione as coisas. Gosto de estar rodeado de todo tipo de coisas interessantes quando estou em casa. Acho que é uma ótima maneira de viver e quero continuar construindo uma casa que seja o lugar mais importante e confortável que estarei na minha vida. Pode ser algo simples, mas também pode ser uma coleção de pinturas, ou música, ou qualquer outra coisa".
37. "Ouça bandas como o THE WHO, BEATLES e ROLLING STONES. Nunca vou me cansar dessas bandas e não confio em pessoas que não gostam delas. Sempre que ouço alguém dizer: 'Não gosto dos BEATLES e nem do ROLLING STONES', eu penso: 'Você não consegue encontrar uma música deles que goste? Isso é uma loucura'. Pra mim, THE WHO é a melhor banda ao vivo dos anos 60, se não a melhor banda ao vivo de todos os tempos. Eles são definitivamente a minha banda favorita desde que eu tinha 12 anos de idade. Acho que há muito que as pessoas podem aprender com essas bandas".
38. "Encontre amigos em quem possa confiar. Os seus verdadeiros amigos são pessoas que largariam tudo para vir ajudá-lo. E eu faria o mesmo pelos meus amigos e já fiz isso. Isto é o que você quer pra você e é por isso que você se esforça ao outro. Cerque-se de pessoas onde for – mesmo algumas pessoas que você não conheça – e você se sentirá muito melhor".
39. "Faça coisas. Quer seja jogar golfe, uma caminhada ou o que quer que seja - isso também se aplica ao exercício físico. Faça todo tipo de coisa nesse sentido para tirar você da sua cabeça. Mesmo que seja para ir à igreja, ou algo assim... Acho que muitas pessoas agora confiam em coisas como o governo. Acho que é uma ideia muito, mas muito ruim, tanto mental quanto espiritualmente. Mesmo que eu não compre a maior parte das merdas religiosas, ainda acho que há algo nisso ao qual você pode atribuir um significado real sem aderir. Essas pessoas acreditam em algo e isso funcionou para elas. E nessa medida deve haver algo de bom nisso que você possa de alguma forma tirar e usar em sua própria vida. Coisas como: 'Não mate pessoas e não roube'. Tudo isso veio da religião. Os intelectuais não sonharam com isso, mas as pessoas religiosas sim. Agora, simplesmente consideramos tudo isso um dado adquirido. Quando alguém diz: 'Não sou uma pessoa religiosa', bem, na verdade você está presente em muitas áreas espirituais da sua vida e você nem sequer tem consciência disso. Onde você aprendeu que não deveria matar pessoas? Veja, não sou ateu, porque acho isso muito arrogante, mas também não acredito em coisas espirituais 'normais'. Quer seja muçulmano, judeu ou cristão, não tenho nenhum interesse em participar. Então, como eu disse, não seja um participante. Mas o que você pode aprender? Deve haver uma lição que você possa aprender e utilizar em sua própria vida".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments