top of page
  • by Brunelson

Melvins: quando estrearam na TV americana em 1995


Formada na cidade de Montesano, Washington, em 1983 (próxima a Seattle), e liderada pelo vocalista/guitarrista Buzz Osborne desde então, a banda MELVINS tem sido vital no desenvolvimento da história do grunge e rock alternativo. Devidamente, influências do seu som podem ser ouvidas nas obras de vários outros grupos, incluindo NIRVANA, SOUNDGARDEN, MASTODON e outros.





MELVINS continua em atividade até hoje com 26 álbuns de estúdio lançados. O baterista do MELVINS, Dale Crover, foi um dos bateristas que passaram pelo NIRVANA nos anos 80 e o baixista original, Matt Lukin, depois iria integrar a formação original do MUDHONEY.


Osborne seria um dos (se não "o") primeiros músicos pioneiros no som que viria a ser conhecido como grunge, depois que Seattle se tornou no novo epicentro do rock mundial no começo dos anos 90.


Embora a base de fãs do MELVINS seja comparativamente seleta, Buzz Osborne e sua banda foram nomes que inspiraram admiração entre os mais brilhantes nomes do grunge, como Kurt Cobain - que em particular frequentemente citava o MELVINS e se dizia fã da banda.


Conforme relatado na biografia de Kurt Cobain, "Mais Pesado Que o Céu", o futuro frontman do NIRVANA sonhava na adolescência em ser parte do MELVINS, chegando a acompanhar os ensaios e shows do grupo, e trabalhando até como roadie da banda por um certo tempo.

Ao ser entrevistado pelo site Listen Next em março de 2022, Osborne falou sobre muitos grupos que o MELVINS influenciou e nomeou as 02 bandas das quais ele mais se orgulha: "Ah, NIRVANA e SOUNDGARDEN, com certeza. Esses são os dois maiores, mas há muitas outras bandas que foram influenciadas por essas bandas também e que ficaram grandes, e que provavelmente nem gostam da nossa banda... Mesmo assim, eu nunca levaria crédito por nada disso, mesmo que essas bandas estejam indiretamente ligadas a nós".


Ele continuou: "O que é engraçado pra mim, é que isso realmente mostra o pouco entendimento que essas pessoas têm sobre o SOUNDGARDEN e o NIRVANA. Elas também não entendem de onde isso está vindo, o que é bom também, quero dizer, eu não me preocupo nem um pouco sobre esse tipo de coisa, sabe?"


"Gosto da ideia de que as nossas coisas, as nossas ideias e as minhas ideias sobre como a música deveria ser - que era o que eu pensava que estava faltando na música em meados dos anos 80 - foram todas as coisas que acabaram sendo passadas para outras bandas como o NIRVANA e o SOUNDGARDEN, que consequentemente mudou a música em nível global".

Considerando como o MELVINS mudou a música e a cultura, parece incompreensível que eles tiveram que esperar até 1995 para estrear em rede nacional na TV americana. Eventualmente, veio por meio do programa de curta duração chamado Sound FX, que foi ao ar no canal FX Network (foto).

O clipe do programa mostra o MELVINS rasgando a música "Revolve" do seu então novo álbum de estúdio, "Stoner Witch" (7º disco, 1994), e as coisas vão muito bem até que um clima acontece...

Ocorre quando Osborne e o resto da banda se sentam com um dos apresentadores do programa, Jeff Probst. Esse apresentador, que era a antítese do MELVINS, descreveu esse último álbum da banda como o mais “amigável” do que qualquer outra coisa que o grupo tinha lançado até o momento.

No que deve ser uma de suas entrevistas mais sardônicas, os membros do MELVINS começam a zoar com o apresentador, oferecendo uma série de respostas hilariantes e secas às suas perguntas fúteis.

Porém, uma de suas frases denota o sério grau de integridade do grupo: “Veja, não queremos dinheiro. Só queremos respeito”.


Então, MELVINS encerra a sua participação tocando a canção "Goose Freight Train", também lançada no disco "Stoner Witch".


Confira tudo isso no vídeo abaixo:









Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page