top of page
  • by Brunelson

Melvins: lembrando de Kurt Cobain como seu produtor, "ele não aparecia mais nas sessões de gravação"


O vocalista/guitarrista, Buzz Osborne, de uma das bandas seminais do grunge, MELVINS, relembrou o verdadeiro motivo pelo qual Kurt Cobain do NIRVANA não era mais o seu produtor quando estavam gravando o álbum “Houdini” (5º disco, 1993).



Ele também observou semelhanças na forma como o NIRVANA e o grupo glam metal MOTLEY CRUE foram comercializados, apesar das diferenças musicais entre as 02 bandas.

NIRVANA pode ter acabado ofuscando os trabalhos da poderosa potência underground de Seattle liderada por Buzz Osborne. MELVINS desempenhou um papel importante na formação musical de Kurt Cobain e também serviu como uma grande influência para várias outras bandas grunge que se tornaram importantes na história do rock.


Só para se ter uma ideia, Cobain sempre assistia os ensaios e shows do MELVINS, chegando até a trabalhar de roadie para eles na década de 80.

Buzz Osborne, que supostamente levou Kurt Cobain ao seu 1º show e gradualmente o apresentou ao cenário underground de Seattle, disse em entrevista para ao site Revolver como ele preferia que o falecido frontman do NIRVANA “não fosse famoso e estivesse vivo ainda, do que ter sido famoso e morto agora".

Já sabemos que Cobain havia sido contratado como produtor do icônico álbum do MELVINS, “Houdini”, que está comemorando o seu 30º aniversário em 2023, mas há muitos relatos de como Cobain fez pouco pela produção desse disco antes de sumir do estúdio e ter produzido somente algumas músicas do mesmo.

Questionado se houve um “momento catalisador” durante a produção do álbum “Houdini” para que Buzz percebesse que não poderia mais trabalhar com Cobain, com o jornalista sugerindo que foi por causa do vício em drogas de Cobain, o frontman do MELVINS começou falando:

“Sim, foi exatamente isso o que aconteceu. Ele não apareceu mais nas sessões de gravação e isso era muito óbvio pra mim. No que me diz respeito, não foi um julgamento, foi mais do tipo: 'Isso não vai funcionar'. Já falei isso antes... Entrei no escritório do empresário do NIRVANA, Danny Goldberg, e disse a ele o que estava acontecendo. E ele convenientemente não se lembra mais de nada disso, o que é uma loucura".

“Na verdade, Goldberg me disse coisas, tipo, que Kurt saiu do trabalho de produção do nosso disco porque nós queríamos que Kurt escrevesse músicas para nós, o que é uma loucura! Não preciso que ninguém escreva músicas pra mim e na minha opinião, um produtor ele entra no estúdio com a banda para que possamos mostrar a ele as músicas que temos para gravar, para que possamos passar por estas canções juntos e perguntar pra ele: 'O que você acha dessa música ou dessa parte?', mas eu nunca precisei que alguém escrevesse nada pra mim. Nunca".

“Essa ideia toda é absurda. É bastante nojento e fico muito ofendido com isso”.

Ao comentar como na época ele nunca perguntou à sua grande gravadora o que fazer para que o MELVINS pudesse se tornar "estrelas do rock", Buzz foi questionado se o NIRVANA agiu de forma contrária a sua nova e super gravadora quando foram gravar o álbum "Nevermind" (2º disco, 1991):

“Eles queriam vender milhões de discos e estavam dispostos a fazer o que fosse necessário para que isso acontecesse. A gravadora os promoveram da mesma forma que venderam bandas anteriores, como o MOTLEY CRUE. As suas sensibilidades musicais eram muito diferentes, claro, e a origem da música do NIRVANA era de um lugar completamente diferente das bandas de hair/glam metal anteriores a eles, mas a forma como o NIRVANA foi vendido pela sua gravadora não foi muito diferente do MOTLEY CRUE”.

Buzz Osborne finalizou: “Toda essa coisa do NIRVANA não foi um momento feliz, quero dizer, a forma como as coisas terminaram e tudo mais. Então, isso meio que tirou a ideia de que havia muitas lembranças felizes… Quando ouço a música deles hoje em dia, é difícil pra mim ter sentimentos que não sejam afetados por isso. É uma tragédia pessoal, onde termina mal e ainda não superei”.


Confira o áudio de estúdio de uma das músicas do álbum "Houdini" do MELVINS e que foi produzido por Kurt Cobain:


"Hooch"














Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page