top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: o momento em que ele abandonou o nome "Jimmy James"


Em todo o reino criativo, existem inúmeros casos em que um artista decidiu adotar um nome artístico, pseudônimo ou um nome de guerra como meio de reluzir a sua arte, adicionando o sabor de mistério ao trabalho ou simplesmente como meio de privacidade.

Se olharmos para alguns dos exemplos mais instantâneos, você notará rapidamente que adotar um nome artístico ou abrir mão de seu verdadeiro eu, pode ser um meio muito poderoso de alcançar um zênite artístico.


David Bowie, Prince, a turma dos RAMONES e tantos outros, em pontos diferentes e graus variados renunciaram ao seu eu em favor de uma forma que ajudou a cultivar o seu valor artístico.

Esse é um modus operandi que possui raízes firmemente fincadas na história em geral.


Por exemplo, os artistas da era vitoriana também adotariam nomes artísticos, como o icônico Dan Leno, cujo nome verdadeiro era George Wild Galvin. Ele usou o nome artístico como um meio de separar a sua arte do seu eu normal, um conceito que é compreendido desde os tempos antigos.

Há muito experimentado e testado, ainda hoje vemos este conceito muito vivo e passando bem em todos os reinos criativos, no entanto, houve outro artista que foi tão pioneiro e icônico que ainda é surpreendente que a maioria das pessoas não saibam que o nome pelo qual todos o conhecemos não era, na verdade, o seu nome verdadeiro.

Este foi o extraordinário herói da guitarra, Jimi Hendrix.


Nascido em Seattle no dia 27 de novembro de 1942, o ícone que conhecemos como Jimi Hendrix não nasceu com esse nome. Seu nome de nascimento era na verdade: John Allen Hendrix. Ele foi criado por sua mãe enquanto seu pai, James 'Al' Hendrix, foi convocado para o exército dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial.

No entanto, parece que o sujeito que ficou conhecido como Jimi Hendrix sempre esteve acostumado a mudanças de nome. O seu pai voltaria para Seattle em 1945 e logo depois, em 1946, os pais de Hendrix decidiram renomeá-lo como James Marshall Hendrix.

Então, a criança progrediria em sua vida como James Hendrix até que ele se viu se apresentando no circuito de R&B da cidade de New York cerca de 24 anos depois. Atuando sob o nome de Jimmy James, Hendrix era um tanto estranho na cena.

Enquanto se apresentava como guitarrista na banda de apoio de vários artistas como Curtis Knight e Little Richard, foi em maio de 1966 que Hendrix - já atuando com a sua própria banda, Jimmy James and The Blue Flames, mas ainda no anonimato - iria conhecer Linda Keith na plateia. Ela era então namorada do guitarrista do ROLLING STONES, Keith Richards, e ficou "hipnotizada" com a forma como Hendrix tocava guitarra.

Após a sua apresentação, Hendrix se juntou a Linda Keith para um drinque e os dois se tornaram amigos. Este seria um momento crucial em sua vida e carreira, pois Linda iria recomendar Hendrix a Chas Chandler, o ex-baixista do THE ANIMALS, que buscava uma carreira em gestão e produção artística.

Chandler testemunhou pela 1ª vez Jimi Hendrix se apresentando no Café Wha?, localizado no bairro de New York chamado Greenwich Village. O roadie, James "Tappy" Wright, que também estava presente nesse dia no Café Wha?, relembrou mais tarde numa entrevista para a rádio britânica da BBC em 2016: “Esse cara (Jimi Hendrix) não parecia nada de especial, então, de repente ele começou a tocar guitarra com os dentes. As pessoas diziam: 'Que porra é essa?' e Chas Chandler pensou na hora que ele poderia fazer algo de especial com esse garoto".

Esse encontro iria transformar a vida de Jimi Hendrix e de Chas Chandler, sendo que naquele mesmo ano de 1966, Chandler levou Hendrix para Londres para morar lá em tempo integral e formar a sua banda com músicos experientes e conhecidos da cena londrina.


Ao formar a sua nova banda em Londres, Chandler sugeriu que Hendrix parasse de usar o apelido de "Jimmy James" e em vez disso, usasse o som mais exótico de "Jimi Hendrix".

A pessoa anteriormente conhecida como Jimmy James, agora sob o icônico nome de Jimi Hendrix, estava reescrevendo o livro de regras do que um guitarrista poderia ser. Ele havia atravessado o oceano Atlântico e sob a orientação de Chandler, Hendrix rapidamente começou a ficar conhecido pelos maiores artistas e bandas britânicas da época, como os BEATLES, ROLLING STONES, CREAM, THE WHO, PINK FLOYD, Jeff Beck e tantos outros.

Ao abandonar o nome de "Jimmy James", Jimi Hendrix se permitiu para realmente florescer como o artista lendário que se tornou.

Separamos o vídeo abaixo onde mostra Linda Keith falando sobre a descoberta de Jimi Hendrix:






















Mais Recentes
Destaques
bottom of page