top of page
  • by Brunelson

Eddie Vedder: “sem exageros, acho que esse é o nosso melhor trabalho na carreira”, sobre o vindouro disco do Pearl Jam


Ainda sem uma data de lançamento, PEARL JAM estreou o áudio do seu vindouro 12º álbum de estúdio no dia 31 de janeiro de 2024, na frente de uma multidão de convidados no lendário e intimista clube noturno de Los Angeles chamado Troubadour.


Somente o vocalista Eddie Vedder, o guitarrista Mike McCready e o baixista Jeff Ament estavam presentes representando a banda, bem como o produtor desse disco, Andrew Watt.


Detalhes específicos como os títulos e letras das músicas estão sendo mantidos em segredo, mas a revista Spin (que teve jornalistas presentes na audição) pôde informar com segurança que o novo álbum do PEARL JAM oferece um pouco de tudo para os fãs de longa data do grupo.


“Sem exageros, acho que esse é o nosso melhor trabalho na carreira”, entusiasmou-se Vedder falando ao público, que mais tarde serviu doses de tequila para todos os convidados. 


“Eu não poderia estar mais orgulhoso de nós como banda”, acrescentou Ament, que se emocionou brevemente ao descrever a experiência de gravar esse disco - ainda sem nome.


O vindouro álbum do PEARL JAM apresenta várias e intensas canções rock que mostram a bateria sempre poderosa de Matt Cameron e a elegância do guitarrista Mike McCready, cujos solos são mais proeminentes do que foi no último álbum lançado pela banda em 2020, "Gigaton" (11º disco).


Já algumas canções remetem ao som vibrante e com sabor acústico do falecido artista, Tom Petty, enquanto outras possuem a sensação galopante e desequilibrada de músicas mais antigas e calmas do PEARL JAM, como “Parachutes” (8º disco, "Pearl Jam", 2006) e “All Those Yesterdays” (5º disco, "Yield", 1998). Já na questão das letras das canções, Vedder está escrevendo sobre a conexão humana (ou a falta dela), o envelhecimento, a paternidade e o estado do mundo. 


“Ainda estamos procurando maneiras de nos comunicar”, disse Vedder.


Eddie Vedder gravou seu último álbum solo, "Earthling" (3º disco, 2022), no estúdio caseiro do produtor Andrew Watt em Los Angeles - que é fã de longa data do PEARL JAM - e a ideia de também levar a banda para o estúdio dele surgiu nessa mesma época (durante a 1ª sessão de gravação do PEARL JAM, que foi em 2021, os membros da banda nem levaram seus instrumentos, usando tudo o que Watt tinha a disposição).


Vedder acrescentou que partes do vindouro disco também foram gravadas no estúdio Shangri-La do icônico produtor Rick Rubin, depois que o estúdio de Watt ficou inutilizável devido a uma enchente. 


“Aquele espaço tinha uma vibração”, disse Vedder sobre o estúdio Shangri-La. “Usei tudo o que pude”.











O cenário do clube Troubadour para a reprodução do novo álbum do PEARL JAM foi apropriado, já que Vedder se lembrou do grupo ter se apresentado nesse mesmo local em outubro de 1991, no momento em que seu álbum de estreia, "Ten" (1991), estava começando a explodir. Nessa época, Vedder disse que a banda ficou horrorizada ao encontrar o interior do clube Troubador repleto de material promocional do PEARL JAM que a sua nova e grande gravadora, a Epic Records, havia colocado. Então, eles rasgaram tudo na frente dos funcionários da própria gravadora. 


“Quero pedir desculpas a eles”, finalizou Vedder. "Obrigado por terem ficado com a gente mesmo assim".


Espera-se que o PEARL JAM anuncie seus planos de turnê para 2024 em breve para divulgação do novo disco, já tendo confirmado alguns shows nos EUA e na Europa.

















Mais Recentes
Destaques
bottom of page