top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: produtor do vindouro disco está "pressionando" por um som mais imediato e clássico?


Durante décadas, o mundo da música rock testemunhou inúmeras bandas indo e vindo, com os seus legados muitas vezes desaparecendo na obscuridade...

No entanto, há uma banda que desafiou o teste do tempo, cativando o público e deixando a sua marca na história da música. Essa banda não é outra senão o PEARL JAM.


Com uma carreira de mais de 03 décadas e 11 álbuns de estúdio lançados - sem contar todos os shows da banda que são disponibilizados desde 2000, seja via download ou em formato físico, além do álbum duplo "Lost Dogs" (2003), um disco com um punhado de músicas inéditas e covers que ficaram de fora de todos os seus álbuns lançados até então - a base de fãs dedicados ao redor do mundo esperam pacientemente por cada movimento do grupo.

Um dos guitarristas da banda, Stone Gossard, foi entrevistado pelo podcast Kyle Meredith with... e algumas manchetes já foram reveladas, sendo que a entrevista completa estará disponível somente em 05 de junho de 2023.


Ele insinuou que o vindouro álbum de estúdio da banda, o qual estão trabalhando em etapas desde junho de 2021, pode ser lançado em 2023, junto ou separadamente com outro disco contendo lados-b e sobras de estúdio, tipo um "Lost Dogs Vol. 2".

Gossard também compartilhou informações sobre o 25º aniversário do álbum “Yield” (5º disco, 1998), o qual foi recentemente relançado em vinil e contou com o lançamento de um disco ao vivo, "Give Way", retirado de um show em 1998 da turnê promocional do álbum "Yield". Por enquanto, esse é o único registro oficial que mostra o baterista Jack Irons em ação num show do PEARL JAM. Irons foi o baterista do grupo entre 1994 à 1998, gravando a bateria nos álbuns "No Code" (4º disco, 1996) e "Yield".


O guitarrista também disse que há músicas inéditas que não foram lançadas no álbum "Yield", mesmo a banda já ter lançado algumas sobras de estúdio que foram incluídas no disco "Lost Dogs". Aproveitando o ensejo, Gossard falou sobre a possibilidade do PEARL JAM lançar um “Lost Dogs Vol. 2”.


Para finalizar, ele forneceu atualizações sobre o próximo álbum de estúdio do PEARL JAM (que será o 12º disco), que como já é de conhecimento público, está sendo produzido por Andrew Watt - o mesmo que gravou o disco solo de Eddie Vedder, "Earthling" (3º disco, 2022).

O último álbum de estúdio que o PEARL JAM lançou foi "Gigaton" (11º disco, em março de 2020), mas devido a pandemia a turnê do mesmo foi cancelada e o grupo só iria fazer a turnê americana e europeia em 2022, meio que despedaçada, devido a cancelamentos de shows por casos de covid no grupo, bateristas substitutos se revezando e outras situações de saúde.


O álbum "Gigaton" recebeu várias críticas positivas, sendo considerado o melhor disco que o PEARL JAM lançou desde 1998 e o álbum com embasamento lírico mais forte de toda a discografia.

Há rumores que o produtor Andrew Watt (fã da banda desde a adolescência) está "pressionando" o PEARL JAM por um som mais imediato e possivelmente clássico para o próximo álbum.


A partir de 31 de agosto de 2023 até 19 de setembro, PEARL JAM irá iniciar a curta 3ª perna da turnê americana em divulgação ao disco "Gigaton". Será um "esquenta" para o lançamento do novo álbum?



"Quick Escape" (Disco: "Gigaton")
















Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page