top of page
  • by Brunelson

Rick Rubin: conselhos cruciais do renomado produtor para jovens que querem ser músicos


A vida do produtor Rick Rubin é uma história de sucesso musical para todos os tempos.

Desde o seu humilde começo no punk rock até a fundação de sua gravadora, a Def Jam Records - e muito além - Rubin manteve a sua paixão pela criação da arte e que continuou a servi-lo muito bem nos últimos 40 anos.

E se alguém já esteve bem posicionado para dar conselhos para a próxima geração, é Rick Rubin.

A carreira dele foi tão variada quanto humanamente inimaginável. Ele trabalhou com artistas de todos os gêneros que você possa imaginar, desde o METALLICA até Ed Sheeran e passando pelo BEASTIE BOYS, mas a fome de Rubin permanece exatamente a mesma, independentemente de com quem ele esteja trabalhando.


Desde a adolescência, o produtor sabia que queria trabalhar na indústria da música e se jogou com os dois pés, antes que a sua vida tomasse um rumo inesperado enquanto estudava na Universidade de New York.

Quando o hip-hop decolou na década de 80, a gravadora de Rubin estava no centro da cena e de repente ele se tornou um nome poderoso na indústria musical. No entanto, enquanto ele parecia uma história de sucesso da noite para o dia, Rubin trabalhou em 2º plano por anos antes de finalmente aproveitar os frutos do seu trabalho quando os artistas e bandas da Def Jam Records invadiram as paradas.

Para Rubin, isso foi parte integrante do seu sucesso e ele recomenda a todos os artistas iniciantes que se dediquem ao trabalho o máximo que puderem durante os seus anos de formação.

Durante uma entrevista no podcast This Little Light do baixista do RED HOT CHILI PEPPERS, Flea, o produtor Rick Rubin (guru/produtor do RED HOT CHILI PEPPERS) passou a sua sabedoria para a próxima geração e disse: “Toque o máximo que puder, toque na frente das pessoas o máximo que puder e faça o máximo de gravações que puder”.

Rubin continuou: “Não espere que ninguém lhe dê permissão para se envolver. Apenas comece. Se você quer ser um produtor, encontre um artista que precise de alguém e queira fazer algo e se ofereça para ajudá-lo a fazer algo”.

Ele acrescentou: “Faça isso sempre que puder. Quanto mais você fizer, melhor fica. Seja no lado em tocar numa banda ou no lado da produção, a prática é tudo na vida e com o tempo você só vai melhorar. Se o seu amor por isso continuar, você só vai melhorar”.

Além disso, quando questionado em termos gerais sobre os seus conselhos para jovens que querem montar uma banda, Rubin adicionou: “O único conselho que eu daria é não ouvir ninguém que queira governar o seu caminho e apenas faça o que você ama, seja o que for. Você é o seu público e você precisa fazer as coisas pra você”.

O produtor concluiu: “Você não pode fazer arte com outra pessoa em mente querendo ser igual a tal artista ou banda, pois não acredito que vá ficar bom”.

Rubin também enfatizou que os jovens não devem sentir que devem parar de perseguir os seus sonhos, mesmo se precisam conseguir um emprego normal para sustentar os seus desejos artísticos.














Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page