top of page
  • by Brunelson

Soundgarden: as letras musicais que foram inspiradas pelo índio nativo americano Chefe Sealth


O chefe Sealth foi uma figura pioneira dos índios nativos americanos que, como chefe dos povos Suquamish e Duwamish, foi um poderoso defensor da proteção das terras dos índios nativos americanos quando os colonos brancos as ameaçaram.


Ele também é provavelmente o único homem na história com uma cidade – antigamente, Seattle era chamada de Duwamish – e uma música - do SOUNDGARDEN - em sua homenagem.


"Into The Void (Sealth)" foi um cover do BLACK SABBATH da canção "Into The Void" do álbum "Master of Reality". Foi uma música adequada, visto que a original do BLACK SABBATH fala sobre o planeta Terra se tornar tão inóspito, que um grupo de astronautas voou para o espaço em busca de um novo lar.

Já a versão do SOUNDGARDEN substituiu essas letras distópicas e futurísticas por uma famosa carta escrita pelo chefe Sealth no ano de 1800.

Em sua apaixonada carta, o chefe Sealth disse: “O presidente em Washington nos enviou uma mensagem de que deseja comprar as nossas terras, mas como você pode comprar ou vender o céu? A terra? A ideia é estranha para nós. Se não somos donos do frescor do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?”

A reverência dos índios nativos americanos pela natureza incluía algumas belas imagens. A sua carta ainda dizia: “Conhecemos a seiva que corre pelas árvores assim como conhecemos o sangue que corre em nossas veias. Fazemos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são as nossas irmãs”.

SOUNDGARDEN aproveitou as palavras poéticas do chefe Sealth com as suas letras substituídas na música: “Não somos donos do frescor do ar / Ou do brilho da água / Como você pode comprá-los de nós / O homem branco não entende os nossos costumes / Pois ele é um estranho que chega à noite / E tira da terra exatamente o que ele precisa”.

Como o próprio vocalista do SOUNDGARDEN, Chris Cornell, disse uma vez em entrevista: “Não sou um escritor de livros para fazer declarações. O que gosto de fazer é pintar quadros com as letras para criar imagens coloridas. Acho que isso é mais o que o entretenimento e a música deveriam ser”.

Essa versão do SOUNDGARDEN havia sido gravada como lado-b do álbum "Badmotorfinger" (3º disco, 1991) e não seria incluída no mesmo, onde ela veria a luz do dia quando o grupo lançou em 2014 a sua coletânea de raridades, sobras de estúdio e covers, "Echo of Miles: Scattered Tracks Across The Path". Serviu não apenas como uma homenagem ao chefe Sealth, mas também a uma banda que Cornell já disse que “o resgatou”.



De todos os titãs do rock pesado, Cornell foi frequentemente comparado ao vocalista do LED ZEPPELIN, Robert Plant, mas foram os sons do BLACK SABBATH que também forneceram inspiração crucial ao SOUNDGARDEN.


"Into The Void (Sealth)"




































Mais Recentes
Destaques
bottom of page