top of page
  • by Brunelson

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 41


Soundgarden


41) Banda: SOUNDGARDEN

Disco: "Screaming Life" (1º EP, 1987)


Muito longe de hits como a canção “Black Hole Sun” (4º disco, "Superunknown", 1994), o 1º trabalho de estúdio lançado pelo SOUNDGARDEN, o EP "Screaming Life", é complicado, exagerado (ambos no bom sentido) e extenso para a época.


Quando o grunge ainda era um embrião, o guitarrista Kim Thayil não fazia riffs ao redor dos ritmos, o baixista original do grupo, Hiro Yamomoto, torcia notas incomuns do seu instrumento e o vocalista Chris Cornell, a uivos, já personificava a imagem de deus grunge que tanto ficou marcada na história do rock.


Com a canção matadora que abre o disco e que também foi o 1º single da banda, "Hunted Down" faz você balançar e avança de forma imprevisível na primeira audição, assim como Cornell canta sobre usar um "disfarce permanente".


A música “Tears to Forget” possui ritmos mais contundentes do que a versão lançada na coletânea da Sub Pop em 1986, "Deep Six", um dos discos seminais do grunge com canções do SOUNDGARDEN, MELVINS, GREEN RIVER, SKIN YARD, THE U-MEN e MALFUNKSHUN.


A música “Hand of God” é como uma canção de heavy metal distorcida e gaguejante, algo que a banda tentaria um pouco mais seriamente em seus futuros álbuns.


Em uma entrevista para a revista Rolling Stone, Kim Thayil havia dito: “Antes de lançarmos o EP 'Screaming Life', éramos um pouco angulosos e irregulares em certos aspectos. Nós fazíamos muitas coisas psicodélicas construídas em torno do feedback e das linhas do baixo de Hiro. Gradualmente, essa psicodelia fez com que eu fosse empurrado a fazer solos, sabe? Então, os riffs começaram a ficar mais pesados e víamos como o público começou a responder ao que estávamos fazendo, sendo que o nosso som começou realmente a fluir à partir disso. Assim, as nossas músicas começaram a ficar um pouco mais lentas e pesadas”.


Este disco é puro arte-punk e mostrava o quão maleável o grunge poderia ser.

"Hunted Down"

Confira também:










Mais Recentes
Destaques
bottom of page