top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: qual música fala sobre um roadie que sempre acompanhou a banda?


O EP do FOO FIGHTERS, "Saint Cecilia" (2015), não é um dos lançamentos mais conhecidos da considerável discografia da banda, mas pode ser um dos seus melhores trabalhos de estúdio lançados até hoje.



Apresentando somente 05 músicas nesse EP, Dave Grohl e a banda realmente deixaram as coisas rolarem de forma descompromissada, mas séria.

Há o que poderia se tornar num dos rocks hino da banda se fosse lançada num álbum completo de estúdio e com a devida divulgação, a faixa-título "Saint Cecilia", também a explosão da canção "Savior Breath", o impacto forte do riff que vinha sendo trabalhado/descartado desde 2002, a música "The Neverending Sigh", e a beleza lânguida da canção "Iron Rooster".


Mas há também uma música punk rock selvagem chamada "Sean" que pode ser uma das melhores canções do FOO FIGHTERS lançadas desde 2015. Apresentando riffs de guitarra frenéticos, gritos atormentados e a quantidade certa do instrumento chamado cowbell, a música "Sean" encontra o FOO FIGHTERS numa grande diversão.


Uma rápida olhada nas letras desta canção parece estar cheia de bobagens, com contos em deixar cortes de cabelo nos gramados e acender faróis de carro, mas fica a pergunta: o que tudo isso significa e quem é esse tal de Sean?

Se refere a Sean Cox, roadie de longa data e técnico de guitarra da banda. Com uma montanha de cabelo na cabeça e uma barba de profeta, Cox é uma presença imponente atrás da linha de frente dos amplificadores e bateria de todos os shows do FOO FIGHTERS.


Se você prestar bastante atenção durante as filmagens de shows ao guitarrista da banda, Chris Shiflett, poderá ver Sean Cox trocando de guitarras com Shiflett no intervalo das músicas ou afinando/trocando as cordas das guitarras que serão utilizadas nos shows.

“Se você é muito bom em fazer o que faz, isso é uma vantagem”, explicou Cox antes de um show secreto do FOO FIGHTERS em Brighton, Inglaterra, em meados dos anos 2000. “Você não pode ser um fodido - embora eu tenha feito bastante disso com essa banda - e felizmente Dave é um cara bom o suficiente para ignorar o fato de que uma vez eu joguei um copo de cerveja completamente bêbado na irmã dele durante uma turnê, ou então, quando mijei em um monte de gente em Barcelona que queriam dançar música disco”.

O que fica claro, é que quando a situação chama, Cox está pronto para criar as suas sapequices ou trazer a ordem ao FOO FIGHTERS nos palcos, e assim como é o caso de quase todo mundo que entra na órbita da banda, Cox também possui algumas histórias sobre escapadas bêbadas (embora nenhuma delas tenha terminado sendo preso por cair no teste do bafômetro por estar dirigindo uma moto, da forma que aconteceu uma vez com Dave Grohl na Austrália).


Portanto, para Dave Grohl, é apropriado que Sean Cox seja imortalizado em uma música do FOO FIGHTERS.

Com certeza será um dia raro ouvir a canção "Sean" sendo tocada num show - assim como vários lados-b que são pérolas na discografia do grupo - mas independente disso, provavelmente é uma boa aposta que o Sean da vida real estará logo ali atrás dos equipamentos da banda, pronto para entregar as guitarras afinadas para que o FOO FIGHTERS faça aquele show de rock acontecer a todo vapor.

Confira o áudio de estúdio da música "Sean" e mais abaixo um vídeo onde mostra Sean Cox sendo entrevistado:













Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page