top of page
  • by Brunelson

The Doors: a música que fala sobre cavalos sendo jogados de navios


No século XVIII, os marinheiros que faziam as suas viagens marítimas ficavam presos em áreas sem vento e com águas calmas, flutuando preguiçosamente durante dias a fio nas águas extensas do oceano. O tempo passaria, as temperaturas subiriam e num esforço para racionar os alimentos e a água potável que tinham, os navios que transportavam cavalos com destino às Índias Ocidentais e aos EUA, atiravam os seus cavalos ao mar.

Esse procedimento bizarro fez com que estas regiões oceânicas fossem apelidadas de “Latitudes dos Cavalos”, imortalizadas pelo vocalista do THE DOORS, Jim Morrison, numa canção que ele escreveria quando ainda era adolescente.

A música "Horse Latitudes" seria lançada mais tarde no 2º álbum de estúdio do THE DOORS, "Strange Days" (1967). Morrison tomou conhecimento deste conceito pela 1ª vez quando estava sentado em uma sala de aula no ensino médio, ao notar uma capa de um livro que mostrava cavalos sendo jogados de um navio. Ele ficou tão impressionado com a triste imagem de cavalos se debatendo no mar em busca da vida, que foi ali mesmo que Morrison começaria a escrever as letras de uma futura música para o THE DOORS - coisa que ele nem imaginava ainda em sua adolescência.

“As letras da canção 'Horse Latitudes' eu escrevi quando estava no ensino médio da escola”, disse Morrison em entrevista para a revista Rolling Stone em 1969. “Eu guardava muitos cadernos durante o ensino médio e a faculdade, e então, quando terminei a escola, o normal seria jogar todos os meus cadernos fora, mas a poesia visceral de 'Horse Latitudes' perdurou, com as suas imagens violentas em letras como: 'E o primeiro animal é lançado / Pernas bombeando furiosamente / E as cabeças se erguem / Equilíbrio / Frágil / Pausa / Consentimento / Na agonia mudam as narinas".

A poesia falada de Morrison é apoiada por uma série de sons perturbadores fornecidos por outros membros do THE DOORS. Você pode ouvi-los chorando intermitentemente ao microfone, jogando cocos e garrafas/latas de Coca-Cola, onde um ruído branco de um gravador – que estava sendo acionado manualmente para mudar a velocidade - cria um ruído um pouco semelhante ao do vento.

Dizia-se que "Horse Latitudes" foi um dos primeiros poemas que Morrison escreveu num papel, mas foi por volta da 5ª ou 6ª série da escola, que a poesia no geral o encantaria completamente. Nessa mesma época, ele escreveu outro poema chamado "The Pony Express", que descreveu como “um daqueles poemas do tipo balada”.

Morrison acrescentou: “Sempre quis escrever, mas sempre achei que não seria bom o suficiente, a menos que de alguma forma a minha mão simplesmente pegasse a caneta e começasse a se mover sem que eu realmente tivesse nada a ver com isso. Como se fosse uma escrita automática, mas isso nunca aconteceu comigo... Mas é claro, mesmo assim eu escrevi alguns poemas".

Foram os seus anos de formação no ensino médio que lançaram as bases para grande parte do seu estilo no futuro como escritor, que seriam as suas reflexões em partes iguais empáticas e psicodélicas que ele aperfeiçoaria sendo vocalista do THE DOORS.

“O nascimento do rock and roll coincidiu com a minha adolescência e a minha tomada de consciência”, refletiu Morrison, finalizando a sua entrevista. “Foi realmente empolgante, embora na época eu nunca pudesse me permitir fantasiar racionalmente sobre fazer isso sozinho. Acho que durante todo esse tempo eu estava acumulando inconscientemente a minha inclinação e escuta para tal, então, quando finalmente aconteceu com o THE DOORS, o meu inconsciente já havia preparado tudo”.


"Horse Latitudes"














Mais Recentes
Destaques
bottom of page