top of page
  • by Brunelson

The Stooges: Iggy Pop escolhe a sua música preferida do disco "Raw Power"


Hoje, Iggy Pop continua sendo uma força imponente na indústria da música e uma lenda genuína como o vocalista mais importante da onda pré-punk.

A sua carreira deu muitos saltos e mergulhos com picos violentos e psicodélicos, sendo que ele começou a sua carreira como baterista de uma banda do colégio chamada THE IGUANAS, da qual seu apelido foi derivado para Iggy.

E a sua transição de baterista para um vocalista maníaco em cima dos palcos foi parcialmente inspirada pelo vocalista Jim Morrison, que ele chegou a assistir um show do THE DOORS em 1967 na Universidade de Michigan. Logo em 1968, Iggy Pop formou o THE STOOGES e sua passagem para o centro das atenções fazendo uma grande declaração com o lançamento do álbum homônimo de estreia em 1969, ostentando músicas de sucesso como "No Fun", "1969" e "I Wanna Be Your Dog".


No alto deste sucesso inicial, THE STOOGES se tornou uma figura central do movimento contracultural contemporâneo que prenunciava a presença agressiva do punk rock em alguns anos. Os shows da banda tornaram-se famosos por suas travessuras selvagens no palco e com o público, incluindo exposição indecente, automutilação, destruição de propriedade e agressão.














Após o lançamento do 2º álbum de estúdio do THE STOOGES, "Fun House" (1970), o grupo se desfez devido ao crescente vício em heroína de Iggy Pop. Felizmente, Iggy encontrou um salvador em David Bowie, que se ofereceu para produzir um álbum para ele em Londres. Depois de lutar para encontrar uma banda de apoio adequada, a dupla decidiu reintegrar o THE STOOGES para esse lançamento.



O resultado foi o 3º álbum de estúdio, "Raw Power" (1973), indiscutivelmente o auge refinado de produção do THE STOOGES.

“Poucas pessoas reconheceram a qualidade das composições do THE STOOGES, o que foi algo realmente meticuloso”, escreveu Iggy Pop nas notas do encarte do disco "Raw Power".

Ele continuou: “E para o seu crédito, a única pessoa que eu conhecia que notou isso, entre todos os meus colegas músicos profissionais, foi David Bowie. Ele notou isso imediatamente".

O álbum "Raw Power" foi uma atração infalível que gerou mais 02 singles de sucesso, as canções "Search and Destroy" e "Raw Power", sendo que músicas como "Gimme Danger" e "Your Pretty Face is Going to Hell" eram igualmente dignas de single.

Em entrevista para a revista Uncut em janeiro de 2023, pouco antes do 50º aniversário do disco "Raw Power", Iggy Pop falou sobre esse álbum e revelou a sua canção favorita desse disco: “Eu tinha fé de que, se fizéssemos o nosso melhor, as coisas aconteceriam. Claro, nós realmente fizemos e fomos muito bem recompensados depois por esse álbum. A música ‘Search and Destroy’ se tornou muito popular, mas a minha canção favorita é 'Shake Appeal', porque esses foram os únicos 03 minutos da minha vida em que eu poderia me aproximar de Little Richard".

Iggy Pop concluiu: “Pra mim, é praticamente impossível atingir um tom alto sustentado assim desse jeito e ainda conseguir gritar aquele tipo de rock country louco e exagerado que eu sempre gostei... Sim, a música ‘Search and Destroy’ é a obra-prima desse disco e eu sabia disso quando a gravamos, pois senti uma sensação de alívio por ter me deixado artisticamente seguro, mas eu sabia que ainda estava socialmente fodido na vida”.


"Shake Appeal"




Mais Recentes
Destaques
bottom of page