top of page

Temple of The Dog: "tive muito receio em cometer erros na banda e este sentimento ainda tive por muitos anos em minha carreira", disse o guitarrista Mike McCready

  • by Brunelson
  • 13 de jun.
  • 4 min de leitura

Em uma entrevista recente para o jornalista musical, Rick Beato, enquanto falava sobre como compôs o famoso riff da música "Yellow Ledbetter" (ficou de fora do 1º disco, "Ten", 1991), o guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready revelou que em um certo momento antes do PEARL JAM surgir, ele tinha parado de tocar guitarra. 




Mas como McCready explicou, temos que agradecer ao lendário guitarrista, Stevie Ray Vaughan, por ele ter decidido voltar a tocar guitarra.




Seguem alguns trechos:


“Eu me envolvi muito na música e curtia muito metal. Fui ver um show do Stevie Ray Vaughan e eu estava meio que começando a curtir um pouco o blues naquela época. Estava começando a usar ácido LSD e fui assistir o show de Stevie Ray Vaughan em um local a céu aberto chamado Gorge (próximo a Seattle). Eu já tinha parado de tocar guitarra um pouco antes. É uma longa história, sabe? Foi por volta de 1988/1989. Eu tinha voltado de Los Angeles, meio que tentando me dar bem com a minha banda na época, o SHADOW, mas simplesmente não deu certo. E foi quando peguei a Doença de Crohn e fiquei bem doente...”


"Tudo isso estava acontecendo ao mesmo tempo, então, parei de tocar guitarra e fui ver este show de Stevie Ray Vaughan. Depois do show, fiquei acordado a noite toda pensando: 'Preciso voltar a tocar guitarra'. Então, comecei a tocar guitarra de novo logo no dia seguinte e foi aí que tudo começou a bombar em Seattle. Acho que talvez eu tenha perdido um pouco desta cena musical em Seattle, mas sabe, a banda MOTHER LOVE BONE já estava acontecendo e então tudo aquilo que estava rolando em Seattle se encaixou. Foi quando Andy Wood morreu (vocalista do MOTHER LOVE BONE) e aí surgiu o TEMPLE OF THE DOG (banda tributo a Andy Wood) e eu pude fazer parte dessa banda".


McCready acrescentou que, devido à forma como o MOTHER LOVE BONE terminou com o falecimento de Wood, ele estava cauteloso em seguir em frente com o TEMPLE OF THE DOG, concluindo: "Eu estava muito cauteloso com o TEMPLE OF THE DOG porque senti que tinha entrado em uma situação difícil devido a esse cara que tinha morrido. Eu sabia que a banda era boa e tudo mais, mas senti que isso foi um catalisador pra mim, tipo: 'Nossa, essa é a minha oportunidade, mas quero ter muito cuidado com essa banda porque não quero cometer erros'. Eu simplesmente tinha estes sentimentos sobre isso na época, o que não tenho mais, mas tive este sentimento ainda por muitos e muitos anos em minha carreira".


Somente para contextualizar, os futuros membros do PEARL JAM, o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard, faziam parte do MOTHER LOVE BONE.


E com Chris Cornell sendo o idealista do TEMPLE OF THE DOG (vocalista do SOUNDGARDEN), ele chamou o baterista de sua banda, Matt Cameron (no PEARL JAM desde 1998), junto com Ament, Gossard e McCready, para formarem essa banda tributo a Andy Wood como forma de homenagem, já que Cornell e Wood eram amigos e dividiam o mesmo apartamento em Seattle.


Para fazer alguns back-vocais e o dueto histórico na canção "Hunger Strike" do TEMPLE OF THE DOG, Eddie Vedder também foi chamado (vocalista do PEARL JAM). Logo depois de terem lançado o álbum homônimo do TEMPLE OF THE DOG em 1991, foi quando o PEARL JAM entrou no estúdio para gravar seu disco de estreia.


"Hunger Strike"






















Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page