• by Brunelson

Temple of The Dog: engenheiro de som comenta sobre participação de Eddie Vedder


O engenheiro de som do único álbum de estúdio do TEMPLE OF THE DOG (1991), Dave Hillis, foi entrevistado pelo podcast Cobras & Fire e comentou sobre a gravação desse épico disco.

Seguem alguns trechos dessa entrevista, onde ele falou sobre a participação e conhecendo o vocalista Eddie Vedder - o que seria a 1ª gravação profissional que o vocalista do PEARL JAM iria participar:

“A questão é realmente interessante sobre a gravação do disco... Não foi mágico de imediato, demorou um pouco para acontecer. Muitas pessoas não percebem, mas era uma grande coisa na época para Chris Cornell ter se interessado..."

"Em Seattle, Andy Wood era como uma lenda (falecido vocalista do MOTHER LOVE BONE), então, era uma espécie de grande passo para seguir em frente e eles estavam se reinventando assim como uma banda, sendo que Eddie Vedder era o cara novo na cidade. O pessoal da banda e o próprio Eddie ficaram mais confiantes depois que ele tinha saído com Chris Cornell a noite".

"Já no estúdio, demorou um pouco para as coisas acontecerem e sempre penso nisso, sobre Eddie, pois ele ainda não era realmente o Eddie Vedder que conhecemos... Aquele que eu conheci era muito diferente".

"No primeiro dia em que o vi, ele foi o primeiro a aparecer no estúdio... Estou esperando do lado de fora do estúdio meio que de manhã cedo, quando este Chevy amarelo brilhante com janelas fumê chega. Eddie sai e a questão é que você não vê um Chevy amarelo com janelas fumê em tempo chuvoso e nublado aqui em Seattle, e aquilo foi, tipo: 'Nossa!'"

"De uma certa forma, Eddie estava meio que descobrindo esse personagem que iria nascer e me lembro em particular de que houve um momento em que a banda e o produtor Rick Parashar tiveram uma discussão ou uma reunião, na qual eu não estava realmente envolvido, mas estava lá no estúdio ouvindo tudo enquanto fazia os meus serviços e tipo, havia alguma preocupação se Eddie deveria fazer parte da banda... Eu não sabia de nada em particular se estava acontecendo algo de errado, mas me lembro dessa discussão".

"Então, o que acabou acontecendo foi que tínhamos várias demos gravadas e mostramos a Eddie, tipo, umas 03 ou 04 canções, onde explicamos a ele como seria para gravar os vocais daquelas músicas e o 'trancamos' lá no estúdio”.

Seguem as músicas lançadas nesse disco homônimo do TEMPLE OF THE DOG que contam com os vocais e back-vocais de Eddie Vedder:


"Hunger Strike"


"Pushin' Foward Back"


"Your Savior"


"Four Walled World"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques