top of page

Soundgarden: "entrar com a banda no Hall of Fame é um pouco mais significativo para mim como artista, músico e compositor, em relação ao Pearl Jam", disse o baterista Matt Cameron

  • by Brunelson
  • 23 de set
  • 3 min de leitura
ree

Matt Cameron, baterista do SOUNDGARDEN e ex-PEARL JAM, foi entrevistado pela Billboard, e dentre vários assuntos, ele falou também sobre a indução do SOUNDGARDEN no Rock and Roll Hall of Fame que irá acontecer em novembro de 2025 na cidade de Los Angeles.



Ele disse que está compreensivelmente animado com essa homenagem: "É uma grande honra, sabe? Ainda não consegui entender direito e também não me passou despercebido que é bem real entrar no Hall of Fame por 02 vezes... Estou me sentindo ótimo com tudo isso".


Cameron possui boas lembranças do Hall of Fame, pois em 2017 ele foi incluído junto com o PEARL JAM, com o jornalista David Letterman fazendo o discurso de indução da banda, além de assistir à apresentação do YES naquela noite e conhecer o baterista original do grupo, Bill Bruford, que é um dos seus heróis.


"No geral, foi um momento incrível", lembrou Cameron. "Não foi muito estressante para mim, exceto garantir que a apresentação fosse perfeita, porque era um grande evento em rede nacional na TV, mas tirando isso, foi uma ótima noite".


O baterista disse que, pelo fato de já ser um membro do Hall of Fame, ser eleito agora junto com o SOUNDGARDEN significará algo diferente para ele, já que Cameron participou de todas as gravações de estúdio da banda (02 EP's e 06 álbuns de estúdio), se juntando ao grupo em 1986: "Claro, ambas são grandes honras. Para mim e pessoalmente, ajudei a construir o SOUNDGARDEN do zero e ajudei a criar o som da banda, que foi um pouco mais do que fiz com o PEARL JAM, que era definitivamente uma coisa mais consolidada quando entrei no grupo em 1998. Então, neste sentido, a eleição do SOUNDGARDEN é um pouco mais significativa para mim, como artista, músico e compositor, pois entrei em uma banda que ajudei a se estabelecer desde o início".



E embora o SOUNDGARDEN venha de uma cena decididamente alternativa que nem sempre deu crédito a instituições estabelecidas como o Rock and Roll Hall of Fame, Cameron disse que: "Nunca houve realmente relutância em reconhecer essa honra. Acho que sempre ficamos felizes em sermos reconhecidos por qualquer entidade estabelecida na indústria musical. Parecia que, mesmo desde o início, outros músicos notaram o que estávamos fazendo e a indústria musical definitivamente percebeu, então... Foi bom ser reconhecido pelo Grammy e por quem quer que seja durante nossa carreira".


A eleição do SOUNDGARDEN em 2025 ocorrerá após 02 indicações anteriores, em 2020 e 2023, mas que não foram eleitos. Cameron está enviando sua bateria Yamaha para tocar na cerimônia, a mesma que usou para gravar os 03 primeiros álbuns de estúdio do SOUNDGARDEN, bem como sua caixa da marca Keplinger. 


O grupo ainda não anunciou quem irá levar os vocais na cerimônia do Hall of Fame na apresentação da banda: "Acho que isso está acima do meu alcance", disse Cameron. No entanto, ele revelou que o baixista original do SOUNDGARDEN, Hiro Yamamoto - que gravou junto com a banda os 02 EP's e os 02 primeiros álbuns de estúdio - estará envolvido na cerimônia, enquanto ainda decidem quem irá fazer o discurso de indução do grupo na noite do evento.






“Foi muito emocionante reunir todas essas pessoas com quem trabalhamos ao longo dos anos e que nos ajudaram a criar a banda e a criar nosso legado, o que vai ser uma noite realmente ótima”, prevê o baterista.


Sobre seu futuro musical, Cameron finalizou: "Estou em um ponto da minha vida em que quero redirecionar meu tempo e energia de uma forma que seja um pouco baseada no que quero seguir como artista nesse momento". Isso inclui uma nova banda, chamada IS THIS REAL, na qual ele está atuando como vocalista e guitarrista, iniciando esse projeto como uma banda tributo ao WIPERS, mas que "também estou gravando músicas autorais que venho escrevendo ao longo dos anos".


Como artista solo, Matt Cameron possui 02 álbuns de estúdio lançados em 2017 e 2023, além de participações especiais em vários projetos e bandas paralelas em toda sua carreira.





Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page