Matt Cameron: ex-baterista do Pearl Jam fala sobre ter decidido sair da banda
by Brunelson
23 de set
5 min de leitura
O baterista Matt Cameron explicou sua saída do PEARL JAM e atualizou informações sobre o vindouro álbum de estúdio do SOUNDGARDEN - o qual contará com os vocais póstumos de Chris Cornell - em recente entrevista para a Billboard.
"Emocionalmente, foram altos e baixos extremos", disse ele sobre o próximo disco do SOUNDGARDEN e que será o 7º álbum da banda.
Cameron foi baterista do PEARL JAM por 27 anos. Ele foi o 5º baterista a passar pelo grupo e o que ficou mais tempo com eles, gravando 07 dos 12 álbuns de estúdio que a banda já lançou. Após anunciar sua saída amigável do grupo em julho de 2025, ele agradeceu aos ex-companheiros de banda pela: "Oportunidade única na vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas".
Cameron também expressou sua gratidão à "equipe de roadies, equipe técnica e fãs do mundo todo do PEARL JAM", acrescentando: "Foi uma jornada incrível. Agora, mais novidades virão e obrigado a todos do fundo do meu coração".
Após especulações de que ele havia se aposentado completamente da música, Cameron, com 62 anos de idade, confirmou mais tarde seu status de carreira: "Obrigado pelas gentis palavras de apoio, e para que fique registrado, ainda sou um músico ativo".
Agora, o baterista falou sobre o motivo de sua saída do PEARL JAM durante uma entrevista à Billboard: “Eu estava tendo alguns problemas com os shows de 03 horas de duração do PEARL JAM, com as turnês constantes e tudo mais. Isso é definitivamente uma forma de arte poder fazer esse tipo de show, mas agora estou em um ponto na carreira em que quero fazer um setlist de 70 minutos de tirar o fôlego (derreter o rosto) em um show, e é nisso que estou me concentrando agora”.
Ele explicou que sua saída do PEARL JAM foi amigável, adicionando: “Eu definitivamente os avisei com bastante antecedência. Conversei um pouco com Jeff Ament (baixista) e Stone Gossard (guitarrista). Tem sido bom e espero que voltemos a nos reunir em algum momento para tomar uma cerveja ou algo assim”.
Cameron também deu uma atualização sobre o novo álbum de estúdio do SOUNDGARDEN: "Ainda não há uma data de lançamento definida e nem nada. Houve algumas correntes de pensamento, do tipo: 'Hey, vamos lançar um single'. Acho que, no final das contas, decidimos que queríamos ter certeza de que tudo estava concluído antes de começarmos a lançar singles... E estou ansioso para que as pessoas ouçam".
Ele continuou: “Definitivamente já passamos da metade do processo de gravação do novo disco. Kim Thayil (guitarrista) está finalizando suas partes de guitarra e ele quer ter certeza de que ficarão exatamente do jeito como ele quer”.
Falando sobre o vindouro 7º álbum do SOUNDGARDEN - e provavelmente o último de todos, em se tratando de álbuns de estúdio - Cameron admitiu sobre todo o processo de gravação: “Emocionalmente, foram altos e baixos extremos. Ouvir a voz de Chris Cornell nessas músicas poderosas de hard rock é a coisa mais empoderadora do mundo para mim. Aí eu ouço a voz dele solo quando estou trabalhando em alguma coisa, ou quando Kim Thayil ou Ben Shepherd (baixista) estão trabalhando em alguma coisa, e tudo se resume ao fato de que ele não está mais conosco e nos deixou de uma forma que gera muitas perguntas".
Cameron finalizou: “Foi de cortar o coração, mas ao mesmo tempo muito fortalecedor gravar esse disco”.
Em 2023, SOUNDGARDEN e o espólio de Cornell (representado pela viúva de Cornell), entraram em uma disputa legal que incluía os direitos de várias músicas finais e inéditas da banda, as quais já estavam sendo gravadas pelo grupo antes do falecimento de Cornell em maio de 2017.
Para a nossa felicidade (fãs), os vocais de Cornell de 07 músicas inéditas já estavam gravados (ou pelo menos as gravações demo), gerando a possibilidade dos membros sobreviventes de finalizarem o álbum.
Cameron está liderando uma nova banda chamada IS THIS REAL e continua trabalhando com Thayil e o baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, na banda paralela 3rd SECRET, que já tem lançado 02 álbuns de estúdio, mas nunca fizeram nenhum show ao vivo. Ele disse à Billboard que espera levar a banda para sua 1ª turnê.
PEARL JAM ainda não anunciou seu novo baterista e não possui shows agendados no momento. Sua última apresentação e que foi também o último show com Matt Cameron na bateria, foi em 18 de maio de 2025, na cidade de Pittsburgh, em turnê do último álbum de estúdio, "Dark Matter" (12º disco, 2024). PEARL JAM realizou 03 pernas da turnê americana (com passagem pelo Canadá), mais 01 turnê pela Europa e Oceania em divulgação ao álbum.
Matt Cameron será eleito ao Rock & Roll Hall of Fame em novembro de 2025 como baterista do SOUNDGARDEN. Ele será um dos poucos músicos na história a ser eleito 02 vezes ao Hall of Fame. A 1ª vez foi em 2017 como baterista do PEARL JAM.
Os membros remanescentes do SOUNDGARDEN se apresentarão ao vivo no evento do Hall of Fame nesse ano. No início de 2025, Thayil falou sobre encontrar alguns vocalistas para substituir Cornell na apresentação: "É um nível alto, não apenas tecnicamente, mas emocionalmente", havia dito o guitarrista.
Comentários