• by Brunelson

Neil Young: quando se juntou ao R.E.M. para tocarem a música "Country Feedback"


O evento anual de Neil Young, Bridge School Benefit, havia se tornado um rito de passagem para muitas bandas e artistas.

O show beneficente sempre recebeu estrelas para apresentar versões acústicas de suas canções e com o passar dos anos, a fila para entrar no palco foi ficando cada vez mais longa.

Igualmente em 1998, a banda R.E.M. colocou-se firmemente no meio da consciência pública e cimentaram ainda mais a sua posição no mainstream como um dos grandes do rock alternativo.

R.E.M. e Neil Young são colaboradores em série e por isso não foi surpresa que, quando o vocalista Michael Stipe e o resto da sua banda subiram ao palco em 18 de outubro de 1998, eles se juntaram a Neil Young para uma troca de covers. Young foi ajudado pelo R.E.M. em sua música, "Ambulance Blues", enquanto Young se juntou à banda para uma apresentação da canção favorita de Michael Stipe no R.E.M, "Country Feedback".

Lançada no álbum "Out of Time" (7º disco, 1991), a música "Country Feedback" já foi citada algumas vezes em entrevista sendo a favorita de Stipe e sua concepção é linda. O guitarrista Peter Buck e o baterista Bill Berry estavam apenas jogando tempo fora quando decidiram adicionar um pouco mais de estrutura a uma progressão de acordes na qual Buck estava trabalhando.

Quando o baixista Mike Mills chegou no estúdio, eles também gravaram a parte do órgão (teclados). Com a chegada de Stipe no dia seguinte, o grupo começou a pensar sobre a tomada da letra. Stipe foi para o estúdio com algumas observações ásperas no papel, mas por outro lado, suas letras semi-improvisadas vieram do coração e foram gravadas somente em 01 take. O baterista falou após esta gravação: “Querem saber, rapazes? Acho que essa música acabou. Não precisamos gravar mais nada”.

Voltando para 1998, Neil Young subiu ao palco pronto para embarcar com o R.E.M. e o que aconteceu é que uma música que dura cerca de 04 minutos na versão de estúdio, foi esticada para mais de 09 minutos nesta performance no Bridge School Benefit.

"É uma canção de amor, mas certamente vem do lado mais feio”, disse Stipe. “É basicamente sobre desistir de um relacionamento”.


Você pode assistir este show completo do R.E.M. logo abaixo, ou se preferir, separamos também esta performance junto com Neil Young da música "Country Feedback":



  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques