• by Brunelson

Mike McCready: "não espero um intervalo tão longo antes do próximo álbum ser lançado”


Durante uma entrevista recente para a revista Guitar World, um dos membros fundadores e guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready, falou sobre os próximos planos da banda para 2023, depois que recentemente foi anunciada a turnê americana com uma perna em cada semestre de 2022, além da turnê europeia que já estava anunciada há tempos e conta com quase todos os shows (festivais não) com os ingressos esgotados.


* Pearl Jam: anunciando turnê americana em 2022

Detalhe que essas turnês serão as primeiras em divulgação ao último álbum de estúdio lançado, "Gigaton" (11º disco, 2020), com o vocalista Eddie Vedder e o guitarrista Stone Gossard já terem admitido em entrevistas que começaram a gravar o próximo 12º álbum da banda.


* Pearl Jam: banda já tinha iniciado as gravações do 12º disco em 2021


* Pearl Jam: "está sendo ótimo trabalhar com Andrew Watt e vamos ver quando iremos terminar o disco"

Durante a entrevista, Mike McCready afirmou que em 2023 o PEARL JAM irá mudar de marcha e se concentrar principalmente na gravação de novas músicas.

Seguem alguns trechos:

“Supondo que tudo corra conforme o planejado, estaremos em turnê pelos EUA e pela Europa em 2022, e então, devemos pensar em gravar um disco depois disso, ou seja, não espero que haja um intervalo tão longo antes do próximo álbum ser lançado”.


De fato, McCready passou grande parte da pandemia trabalhando em ideias para o próximo álbum do PEARL JAM, então, a escrita já está em andamento.

“Assim que o bloqueio e isolamento começaram devido a pandemia, estávamos todos prontos e ensaiados para sair em turnê para começar a divulgar o álbum 'Gigaton'. Mas então, eu tinha muito tempo disponível e trabalhei em muitas ideias de músicas. Isso me ajudou a manter a minha sanidade e estou sempre aprendendo e trabalhando para melhorar a minha capacidade de composição e permanecendo sempre em gratidão. Eu tento continuar aprendendo coisas novas o tempo todo, sabe?”

No site da Amazon.com, está sendo comum os comentários de jovens e velhos fãs elogiando o último disco solo de Eddie Vedder, "Earthling" (3º álbum, 2022), assim como a discografia do PEARL JAM.

Segue somente um comentário de um fã falando sobre o PEARL JAM:

“Eu tenho 40 anos de idade, então, estava com 12 anos quando o álbum de estreia do PEARL JAM foi lançado, 'Ten' (1991). Esse disco e os sucessores álbuns 'Versus' (1993) e 'Vitalogy' (1994), foram a minha trilha sonora durante o ensino médio na escola.


"O 4º disco, 'No Code' (1996), era muito bom. O 5º álbum, 'Yield' (1998), foi excelente. Desde então, todos os discos lançados tem sido ok para mim, mas não digo que são ótimos".


"Chegando no álbum 'Lightning Bolt' (10º disco, 2013), também foi muito bom e ainda continuo escutando muito esse álbum que vai ficando cada vez melhor. Digo que estou pronto para colocar o disco 'Lightning Bolt' depois dos 04 grandes álbuns da banda ('Ten', 'Versus', 'Vitalogy' e 'Yield')".


"Eu nunca fui capaz de entrar de cabeça no álbuns 'Backspacer' (9º disco, 2009) e 'Pearl Jam' (8º disco, 2006), apesar desse último apresentar algumas ótimas músicas, mas na minha opinião, os dois singles principais de cada álbum são as duas piores músicas de cada disco".


"Chegando no álbum 'Gigaton' (11º disco, 2020), canções como 'Quick Escape', 'Comes Then Goes', 'Retrograde' e 'Cross The River', são destaques. Talvez seja apenas a minha idade, mas o álbum 'Gigaton' é ótimo e eu recomendo”.


* Stone Gossard: guitarrista do Pearl Jam comenta sobre todas as músicas do álbum "Gigaton"


"Quick Escape"


"Comes Then Goes"


"Retrograde"


"River Cross"


Mais Recentes
Destaques