top of page
  • by Brunelson

John Bonham: por que uma vez ele se escondeu de Keith Moon?


John Bonham e Keith Moon foram dois dos maiores bateristas de sua geração e de todos os tempos, mas enquanto Moon logo de cara teve os holofotes voltados para si no início de carreira com o THE WHO, Bonham foi ganhando aos poucos o status de melhor baterista de todos os tempos ao lado das figuras principais do LED ZEPPELIN, o guitarrista Jimmy Page e o vocalista Robert Plant.

E quando Plant foi entrevistado uma vez pela rádio britânica da BBC, ele lembrou de uma história em particular que envolveu esses 02 grandes bateristas do rock, que por um esforço para salvar o seu orgulho, Bonham foi forçado a se esconder de Moon.

Plant preparou o cenário, explicando que foi na época antes de formar o LED ZEPPELIN, quando ele e Bonham faziam parte do BAND OF JOY em meados da década de 60. Se apresentando no clube londrino chamado Speakeasy, que hospedava nomes como Arthur Lee da banda LOVE e Jimi Hendrix em seu apogeu, ambos os quais Plant teve a honra de ve-los atuar.

“BAND OF JOY era um blues psicodélico, fazíamos poucos shows, mas as pessoas realmente entendiam o que estávamos fazendo”, começou falando Plant. "O clube Speakeasy apresentava alguns dos maiores nomes da cena e o BAND OF JOY era a banda que iria se apresentar naquela noite. Estávamos começando a ganhar nome e quando chegamos no local, estávamos descarregando a nossa van e percebemos que John Bonham havia estacionado o lado da van que contém a porta principal bem perto de algumas grades, para garantir que ninguém pudesse roubar o nosso equipamento".

No entanto, quando Plant e Bonham entraram no clube, eles perceberam que haviam esquecido algo muito importante na van e retornaram para pegar: “Saímos da van para descarregar as coisas e percebemos que a maçaneta da porta principal da van tinha ficado presa nas grades de tão perto que Bonham havia estacionado. Então, a porta não iria abrir e também não conseguíamos tirar o equipamento que precisava. Olhamos para o lado e tinha um cara trabalhando numa obra na rua, foi quando eu falei para essa pessoa: ‘Você poderia emprestar essa pá para nós?’ Bonham pegou a pá e começou a apertar a maçaneta da porta para baixo, na tentativa de entrar na van... Sim, isso é verdade (risos)".

Plant continuou: "Mas descendo a rua e em nossa direção, estava vindo um Rolls Royce e era Keith Moon dirigindo”.

O futuro vocalista do LED ZEPPELIN disse que Bonham prontamente jogou a pá para ele, desesperado para não ser visto "invadindo" a van da sua própria banda pelo rico e conhecido Keith Moon.

Plant finalizou essa cômica história: “Então, Moon tinha um microfone instalado no seu carro com uma saída de áudio que ficava no radiador. Ele fazia isso, Moon parava o seu carro numa faixa de pedestres e quando a pessoa estava passando, ele gritava com ela através do microfone e as pessoas se assustavam e deixavam cair as suas compras no chão. Então, houve esse grande momento em que peguei a pá, Moon tinha parado o carro na faixa de pedestres bem perto de nós e começou a gritar no microfone para uma senhora que estava passando e Bonham estava escondido em algum lugar. Depois de tudo, conseguimos entrar na van, montamos o palco e fizemos o nosso show no clube Speakeasy".


















Commentaires


Mais Recentes
Destaques
bottom of page