top of page
  • by Brunelson

Dave Grohl: qual foi o músico que ele chamou de "o mestre"


A opinião do frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA sobre o rock and roll vale seu peso em ouro.

Quando Dave Grohl fala sobre o assunto, a sua devotada base de fãs se apega a cada palavra sua e com razão. Com isso, se Grohl chega a rotular alguém de “mestre”, podemos considerar de fato uma declaração e não uma opinião subjetiva.

Em 1986, Grohl foi apresentado ao som pesado do METALLICA pela 1ª vez e a sua vida nunca mais foi a mesma. Ainda sem escutar uma nota musical de sua música e só ouvindo falar de amigos e revistas, Grohl comprou o 3º álbum de estúdio do METALLICA, "Master of Puppets" (1986), após ser cortejado pela sua descrição.

Mais tarde, Grohl lembrou numa entrevista para a revista Q Magazine: “Comprei esse álbum pelo correio de algum catálogo baseado puramente na descrição do disco, que dizia: ‘Thrash Metal’, coisa que eu nunca tinha ouvido falar antes. Chegou em casa pelo correio e eu não acreditei. Eu já tinha escutado MOTORHEAD e um pouco de punk rock, mas não uma banda tão rápida, compacta e de metal como o METALLICA”.

A partir desse momento, o grupo tem sido uma parte constante de sua coleção de discos e por muito tempo, Grohl viu o vocalista/guitarrista do METALLICA, James Hetfield, como o frontman arquetípico do rock.


Até quando ele foi baterista do NIRVANA ao lado de Kurt Cobain, Grohl ainda acreditava que Hetfield era “o mestre” e o projeto que era necessário para seguir ao sucesso.

Grohl explicou numa outra entrevista para a revista britânica Kerrang em 2002: “Eu sempre amei o METALLICA e James Hetfield é simplesmente o mestre. Eu nunca vi nenhum frontman que pudesse comandar uma multidão como ele. Na época do NIRVANA, eu considerava Hetfield o melhor vocalista do rock e ele foi ficando cada vez mais intenso em seu vocal com o passar dos anos... Além dele também escrever ocasionalmente ótimos riffs de rock, é claro".

Décadas depois de se apaixonar pelo álbum "Master of Puppets", FOO FIGHTERS e METALLICA uniram forças para o show beneficente, Live Earth, realizado no Estádio Wembley em Londres, no ano de 2007.


Outros no line-up desse evento incluíam o RED HOT CHILI PEPPERS, BEASTIE BOYS, GENESIS e artistas da pop music, o que levou Grohl a ter que aguardar a maioria dessas bandas e artistas se apresentarem (inclusive o METALLICA), para que o FOO FIGHTERS pudesse subir ao palco e realizar o show.

Grohl mais tarde explicou quando foi entrevistado pela revista Entertainment Weekly: "Tudo começou com o evento em que tocamos, Live Earth, em 2007. Foi em várias cidades do mundo, mas fomos convidados a tocar no show em Londres que seria no Estádio Wembley, sendo que na lista de bandas éramos os 'bananas' da vez".


Ele continuou: "Tinha Madonna, BEASTIE BOYS, GENESIS, METALLICA e vários outros artistas. Nós assumimos que seríamos os primeiros a sermos escolhidos para logo se apresentar, porque eu imaginava que para a maioria dos festivais a escolha da ordem das bandas para se apresentarem era baseada na sua popularidade, mas quando chegamos e vimos a programação, iríamos tocar depois de todo mundo e pouco antes de Madonna".


"Aconteceu que muitas dessas bandas tiveram outros festivais para participar naquela noite, porque a temporada de festivais de verão na Europa é uma loucura, então, todo fim de semana é um país diferente e cada país tem um festival diferente".

A apresentação foi transmitida para os canais de televisão em todo o planeta e os nervos de Grohl pioraram quando o seu empresário lhe instruiu a fazer um show melhor do que o METALLICA, o que Dave Grohl considerou impossível.


Ele finalizou: "Mas de qualquer maneira eu estava apavorado e lembro que antes de continuar, o meu empresário, John Silva (o mesmo do NIRVANA), me puxou para o lado e disse: 'Eu só preciso que você faça uma coisa por mim. Só preciso que você seja melhor que o METALLICA'. E eu falei: 'Isso não vai acontecer'".

Enquanto o FOO FIGHTERS foi anunciado para se apresentar depois do METALLICA, isso parecia um fato incompreensível na mente de Grohl, sendo justificado somente pelo itinerário das bandas em festivais europeus de verão, mas o METALLICA sempre será a realeza musical que existe para Grohl e Hetfield “o mestre”.
















Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page