- by Brunelson
top of page
Antes de mais nada, Dave Grohl é um fã de música. Embora ele tenha se tornado uma estrela do rock graças ao seu tempo como baterista do NIRVANA e depois como frontman do FOO FIGHTERS, Grohl provavelmente teria feito algum tipo de conexão musical se não tivesse se tornado um músico profissional.
Tendo escrito o seu próprio livro de memórias, "The Storyteller: Tales of Life and Music" (2021), Grohl realmente possui as habilidades para compartilhar as suas histórias favoritas do folclore do rock and roll.
Mas ele também encontrou outro caminho para compartilhar essas histórias: em documentários.
Em 2013, Grohl dirigiu o seu 1º documentário, que foi sobre o lendário estúdio de música de Los Angeles, "Sound City". O estúdio foi onde uma série de álbuns clássicos foram gravados, incluindo "Damn The Torpedos" (Tom Petty), "After The Gold Rush" (Neil Young), "Terrapin Station", (GRATEFUL DEAD), "Black Album" (METALLICA), o disco homônimo do RAGE AGAINST THE MACHINE, "Rated R" (QUEENS OF THE STONE AGE), "Nevermind" (NIRVANA) e tantos outros...
Depois, Grohl dirigiu outro documentário sobre a história do rock americano, "Sonic Highways" (2014), e mais recentemente, "What Drives Us" (2021). Neste último, focando na vida de turnê que todos os músicos passam em diferentes momentos no início de suas carreiras, o filme mostrou a nostalgia de Grohl por viajar em vans equilibrada com a sua gratidão por não ter que viver mais esta cansativa rotina.
Ao ser entrevistado pela revista Mojo sobre a produção do documentário "What Drives Us" na época do seu lançamento, Grohl foi questionado sobre alguns dos seus documentários musicais preferidos de todos os tempos. Como um músico que dirigiu alguns, não é de surpreender que ele tenha bom gosto sobre documentários de rock.
"The Decline of Western Civilization" (Diretora: Penelope Spheeris, 1981)
Este clássico documentário musical dirigido por Penelope Spheeris segue alguns dos primeiros punks hardcore de Los Angeles, principalmente a banda THE GERMS, que contava com o guitarrista Pat Smear, futuro guitarrista do NIRVANA e do FOO FIGHTERS.
“Você pode ver como esses músicos eram imprudentes. Quando Kurt Cobain disse para nós que Pat Smear seria o próximo guitarrista do NIRVANA, eu me lembro de ter falado para Kurt: ‘Ele não está morto?'” , disse Grohl.
"Hype!" (Diretor: Doug Pray, 1996)
Ele aprendeu muito sobre a sua cidade adotiva graças às imagens capturadas no documentário "Hype!"
"Woodstock" (Diretor: Michael Wadleigh, 1970)
Todos os documentários musicais deveriam homenagear o original: Woodstock.
O documentário que captura o festival de música mais icônico de todos os tempos tinha um pedigree sério por trás dele (que foi o editor assistente que aparece nos créditos finais, um tal de Martin Scorsese) e Grohl não pôde deixar de se entusiasmar com um filme que captura a verdadeira história do rock and roll.
"The Song Remains The Same" (Diretores: Joe Massot e Peter Clifton, 1976)
Portanto, não é de surpreender que Grohl tenha uma queda pelo icônico documentário "The Song Remains The Same", o completo filme musical que captura algumas das melhores apresentações ao vivo do LED ZEPPELIN no lendário show realizado no Madison Square Garden em 1973, na cidade de New York.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
תגובות