top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: qual a guitarra preferida de Dave Grohl?


Quando se trata de guitarras, Dave Grohl é lembrado mais pelas suas composições épicas e rítmicas, sendo também geralmente citado por suas habilidades inigualáveis na bateria.

Como frontman do FOO FIGHTERS, Grohl expeliu alguns riffs de guitarra memoráveis em sua carreira, incluindo músicas como "Monkey Wrench" e "Everlong", e embora ele agora tenha o seu próprio modelo Gibson ES-335 - que pode ser facilmente identificado com seu acabamento azul pérola - essa não é a guitarra preferida de Dave Grohl.

Em vez disso, é um modelo semelhante em uma cor diferente: uma Gibson Trini Lopez ES-335 1967 vermelho (foto).


Enquanto mostrava o seu estúdio caseiro (na garagem de sua casa) para a revista New Music Express logo após a gravação do álbum de 2011 do FOO FIGHTERS, "Wasting Light" (7º disco) - gravado na sua própria garagem com fitas analógicas - Grohl mostrou essa guitarra e explicou como o instrumento o ajudou na transição do NIRVANA para o FOO FIGHTERS.

“Eu vi essa guitarra numa loja de instrumentos musicais em Bethesda, Maryland. Acho que foi em 1992, 1993, ou algo assim”, afirmou Grohl. “Eu ainda estava no NIRVANA quando a comprei e pensei na hora que era uma guitarra incomum. Parecia uma Gibson ES-335, exceto que possui orifícios em forma de diamante e tem esses captadores diferentes... Eu realmente não sabia nada sobre essa guitarra na época”.

Mesmo não sendo especialista em guitarras quando era baterista do NIRVANA, ele se apaixonou instantaneamente pela sensação e pelo som da guitarra Gibson Trini Lopez. Tornou-se a guitarra que Grohl usaria e gravaria várias demos, e quando o NIRVANA encerrou as atividades em abril de 1994, essa guitarra ajudou Grohl quando ele começou a realinhar a sua prioridade e foco na criação de novas músicas para o FOO FIGHTERS.

“Com essa guitarra eu gravei todos os álbuns do FOO FIGHTERS”, explicou Grohl. “Essa porra aqui, tipo, este é o som do FOO FIGHTERS, essa guitarra aqui, sabe? Em cada disco, posso ter tocado com outras guitarras de vez em quando, mas na maior parte é só com ela que eu toco”.

Grohl pode ser visto tocando essa guitarra em alguns dos videoclipes da banda, incluindo o clipe da canção "The Feast and The Famine" (8º disco, "Sonic Highways", 2014).

No entanto, nas turnês não a vemos com frequência sendo tocada nos shows, pois a sua guitarra titular em suas apresentações é a Gibson azul pérola, da mesma guitarra que foi feita sob medida para Grohl pela Gibson.

"The Feast and The Famine"


Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page