• by Brunelson

Dave Grohl: "o disco 'In Utero' não é o meu preferido, mas é o mais poderoso do Nirvana" - Parte 3


Confira a entrevista que o site Vulture havia feito com Dave Grohl, baterista do NIRVANA e frontman do FOO FIGHTERS, em divulgação ao seu novo livro biográfico, "The Storyteller: Tales of Life and Music".


* Dave Grohl: "perguntei a Krist e a Kurt se eles queriam outro baterista"


* Dave Grohl: perguntado sobre qual o seu prêmio Grammy favorito?


* Dave Grohl: "não comecei a tocar música com uma carreira em mente" - Parte 1


* Dave Grohl: "Kurt Cobain também havia escutado a música 'Exhausted' e tinha gostado" - Parte 2


Nesta 3ª parte que separamos para você, Grohl é perguntado sobre o último álbum lançado pelo NIRVANA, "In Utero" (4º trabalho de estúdio, 1993):


----------------------------


Jornalista: Depois do álbum "Nevermind" (2º disco, 1991), NIRVANA se juntou ao produtor Steve Albini para gravarem o disco "In Utero". Esse álbum é descrito como um dos melhores discos de rock de todos os tempos, mas também gerou polêmica por canções como "Rape Me", que Cobain afirmou ser anti-estupro. Comparado com o álbum "Nevermind", é conflituoso e abrasivo. Houve realmente pressão da gravadora sobre "lixar as arestas" de como essas músicas haviam sido gravadas e produzidas? Deve ter sido estranho para uma banda que nunca precisou acatar "contribuições externas" sobre a sua música...

Dave Grohl: Como baterista, não fui necessariamente incluído em nenhuma dessas decisões de carreira naquele momento. Nem sempre foi “um por todos e todos por um”. Na época em que estávamos gravando o disco "In Utero", havia muita atenção sobre o que faríamos nesse álbum devido a repercussão que o disco "Nevermind" havia gerado. Esta pressão foi colocada sobre Kurt Cobain e tenho certeza de que não foi fácil pra ele navegar claramente nessas águas. Eu terminei a gravação da bateria em apenas 03 malditos dias e fiquei sentado assistindo todo o resto acontecer. Quando voltamos ao estúdio para mexer nas mixagens, alguém da gravadora chegou a nos falar ironicamente: “Vocês só podem estar brincando...”

Grohl: E o álbum "In Utero" é... Não quero dizer que é meu disco favorito do NIRVANA, mas é definitivamente o mais poderoso pra mim.

Jornalista: É o que eu mais escuto da discografia do NIRVANA.

Grohl: É um álbum complicado, mas estou feliz que o mundo tenha escutado esse disco. Eu amava tocar essas músicas ao vivo e ainda gostaria de poder toca-las... Já fiz isso algumas vezes nessas pequenas reuniões com artistas convidados cantando as músicas do NIRVANA, onde toquei a canção "Heart Shaped Box".

Jornalista: Você não toca de vez em quando a música "Scentless Apprentice" no estúdio?

Grohl: Quero dizer, eu estou ficando velho, cara... Não, não a toquei mais e quando aconteceu essas reuniões com os membros sobreviventes do NIRVANA, tocar uma música como "Heart Shaped Box" já parece 02 vezes mais difícil de tocar de quando era há 30 anos atrás... Tenho muito saudade daquela época.


"Heart Shaped Box"


"Scentless Apprentice"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques