top of page
  • by Brunelson

Dave Grohl: qual o seu álbum favorito do Radiohead?


Dave Grohl tem um conhecimento enciclopédico de tudo relacionado à música e alguns artistas e bandas o tocaram profundamente, assim como o RADIOHEAD.

O 3º álbum de estúdio do RADIOHEAD e divisor de águas na história do rock, "OK Computer" (1997), é o momento favorito de Grohl na carreira da banda britânica, sendo que ele havia dito que esse disco causaria uma “revolução musical”.

Realmente, o efeito sísmico que o frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA tinha imaginado se concretizou, assim como a direção do vento desde então...

Em 1997, o grunge estava se apagando com mortes e hiatos de algumas bandas e mesmo com a cansativa cena britânica rolando, as coisas estavam começando a se desvanecer no rock e foi quando ninguém esperava pelo álbum "OK Computer".

A abordagem sonora experimental do RADIOHEAD combinada com os instintos de contar histórias do vocalista Thom Yorke, foram capazes de criar um disco incomparável a qualquer outro lançado antes dele. Na época e compreensivelmente, Grohl acreditava que isto se tornaria o novo normal para a música contemporânea.

No entanto, enquanto inúmeros artistas começaram as suas buscas para achar o seu próprio momento "OK Computer", a pura originalidade desse álbum é quase impossível de reproduzir. Aterrissou num momento perfeito e sua chegada provou que uma nova faceta do rock estava caindo nas massas populares.

Conversando com Jools Holland em 2021 - apresentador de TV num programa de auditório para bandas no Reino Unido - Dave Grohl se abriu sobre o seu amor pelo álbum "OK Computer" do RADIOHEAD.


Grohl falou: “Esse é um momento crucial, não apenas na carreira do RADIOHEAD, mas acho que na história da música. Quando eles lançaram o disco 'OK Computer', eu honestamente senti que era o começo de algum tipo de revolução musical".

“É claro que, como banda ao vivo, eles são uma das maiores bandas ao vivo de todos os tempos. Tocar esse tipo de música que estava desafiando o público a se juntar a eles nessa revolução maluca, tipo, a canção ‘Paranoid Android’ ao vivo não é exatamente como ficou gravada no disco, mas ficou melhor ainda porque é algo que está realmente acontecendo... Claro, eu realmente acho que esse disco mudou o cenário da música popular nos anos seguintes”.

Não há dúvida de que se tornou mais comum para discos desse prisma ganharem aclamação no mainstream. A mistura de música eletrônica e rock nessa escala homeostática, foi um experimentalismo recompensado por um novo amanhecer no horizonte.


"Paranoid Android" (Álbum: "OK Computer")


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page