• by Brunelson

Billy Corgan: explicando por que Butch Vig não mixou o álbum "Nevermind" do Nirvana


Billy Corgan, vocalista/guitarrista do SMASHING PUMPKINS, revelou por que o produtor Butch Vig não fez a mixagem do álbum "Nevermind" do NIRVANA lançado em 1991 - o qual foi o produtor do disco.

Só lembrando que Butch Vig também produziu os 02 primeiros álbuns do SMASHING PUMPKINS, "Gish" (1991) e "Siamese Dream" (1993, foto).


* Smashing Pumpkins: "começou com o personagem Zero, depois me tornei Glass e agora virá o 3º ato"

Em recente entrevista para a revista Rolling Stone, Corgan falou:

“As pessoas podem ficar nostálgicas sobre esse período específico do tempo... Eu estava no estúdio com um produtor em 1991 que era basicamente um desconhecido (Butch Vig), assim como nós. Quero dizer, ele estava fazendo algumas coisas para a Sub Pop Records (Seattle). Sabíamos que ele havia trabalhado um pouco com o NIRVANA ainda em 1990 e o NIRVANA estava obviamente em plena ascensão. Algo estava acontecendo, mas as pessoas ainda não sabiam quem era Butch Vig".

"Me lembro de uma reunião com a gravadora e uma pessoa me disse... Acho que era Donnie Ienner, que dirigia a Sony na época, e ele perguntou quem eu queria para produzir o nosso 1º álbum de estúdio. Isso foi antes de assinarmos com a gravadora e eu disse: 'Butch Vig' e ele falou: 'Quem é Butch Vig?'"

"Você tem que lembrar que estávamos no estúdio no dia em que ele recebeu a ligação para produzir o álbum 'Nevermind' do NIRVANA. Eu estava literalmente na sala ao lado e podia ouvi-lo conversando. Ele entrou na sala e disse: 'Me ofereceram este trabalho', mas Vig tinha uma expressão taciturna no rosto porque a gravadora do NIRVANA queria que ele trabalhasse com outra pessoa, que era alguém com quem ele não queria necessariamente trabalhar junto. A gravadora não confiava nele porque ele ainda não era uma entidade conhecida".

"Mesmo que Kurt Cobain quisesse trabalhar com ele, a gravadora não confiava no trabalho de Vig e queria que ele trabalhasse junto com um produtor de nome mais estabelecido. Obviamente isso acabou não acontecendo e Butch Vig produziu o disco ele mesmo sozinho, mas mesmo assim a gravadora tirou a mixagem dele e é por isso que Andy Wallace foi chamado”.


* Billy Corgan: falando sobre o álbum “Nevermind” quando havia sido lançado


* Smashing Pumpkins: quando Billy Corgan escutou pela 1ª vez a canção “Smells Like Teen Spirit”


* Butch Vig: produtor relembra como foi trabalhar com o Nirvana e Smashing Pumpkins


* Butch Vig: “se o disco ‘Nevermind’ fosse lançado nesta semana, não teria o mesmo impacto cultural” * Butch Vig: renomado produtor escolhe disco do The Who como o álbum definitivo que mudou a sua vida * Butch Vig: "depois do sucesso de 'Nevermind', nunca mais tinha escutado o disco" * Butch Vig: falando sobre o grunge e mistura de estilos musicais


* Butch Vig: "a música 'Something in The Way’ foi de longe a mais difícil de gravar do Nirvana"


* Butch Vig: explicando por que o disco "Nevermind" não é super produzido

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques