Butch Vig: "depois do sucesso de 'Nevermind', nunca mais tinha escutado o disco"
Butch Vig, baterista do GARBAGE e produtor do álbum "Nevermind" (2º disco do NIRVANA, 1991), foi recentemente entrevistado pelo site Izotope e falou sobre este icônico álbum.
Seguem alguns trechos:
“Sabe, eu comecei a mixar o disco assim que terminamos de grava-lo, no Devonshire Studios, em North Hollywood. A banda estava lá comigo e foi meio difícil para mim, porque Kurt se sentava atrás de mim e dizia coisas como: 'Desligue todos os agudos da guitarra, porque eu quero que soe como o BLACK SABBATH'".
"Seja o que for, eu me sentia meio que paralisado até certo ponto, mas deixei as coisas um pouco misturadas e procurei não exagerar muito em outros detalhes, para ficar meio-a-meio. Procurei fazer a mixagem ao método natural, mas na época, a gravadora achava que as mixagens poderiam ter um pouco mais de brilho nelas, que incrementasse um pouco mais".
"Então, eles contrataram Andy Wallace para mixar o álbum. Anos depois, quando o NIRVANA estava se preparando para o relançamento do disco referente ao 20º aniversário, peguei novamente aquelas mixagens que fiz no Devonshire Studios".
"Eu peguei essa mixagem original e pensei em apenas comprimi-la, adicionando um pouco de equalização e de repente, ela veio à vida e realmente soava ótima e mais competitiva. Foi muito emocionante para mim poder fazer isso e enviar esta mixagem para a banda e para a gravadora. Eles adoraram e acabaram incluindo no relançamento do álbum".
"No final, as minhas mixagens são um pouco mais primitivas do que a versão que foi lançada no disco, mas são exatamente as mesmas performances, sabe? As guitarras aparecem na es