• by Brunelson

04 histórias insanas de turnê com bandas de rock


O estilo de vida que uma turnê incentiva pode muitas vezes fazer com que os membros de uma banda se desviem uns dos outros.

Na verdade, muitos grupos lutam para reacender a sua química depois de dar os primeiros passos na estrada. Embora fazer turnês seja um trabalho dos sonhos, o tédio que pode gerar e "revelações" que vem no pacote sobre o estilo de vida de cada um, faz com que alguns artistas fizessem as acrobacias mais loucas para se manterem entretidos.

É fácil sair dos trilhos e se familiarizar com hábitos extremos numa turnê. Embora as bandas tenham ideais românticos sobre como é a vida em turnê, a realidade pode ser bem menos fantástica e na verdade, bastante deprimente.

Claro, é fato que a emoção de poder tocar para os fãs todas as noites - seja para 50 pessoas em um bar local ou num estádio lotado - causa um eclipse em qualquer outra coisa.

Estas histórias podem variar desde os rituais pré-show, as façanhas hedonísticas do rock‘n roll após uma festa ou até mesmo a seleção mundana de opções...

Embora a turnê possa ser a ruína da vida de algumas bandas (ou de demissões), com o passar da história houve mais do que uma boa quantidade de contos selvagens e lendários ocorridos em turnês, com algumas se tornando mais conhecidas por suas travessuras fora do palco do que por suas performances musicais.

Aqui, dentre várias histórias, lendas, fábulas e fatos verídicos na história do rock'n roll, resolvemos separar somente 04 das histórias mais loucas de turnê numa banda de rock: A banda THE WHO brigando com a polícia A turnê do THE WHO pelos EUA em 1969 foi caótica desde o momento em que eles desceram do avião até o último show.


Durante o concerto realizado no Fillmore East em New York, o guitarrista Pete Townshend se viu do lado errado da lei e o show terminou num desastre total. O grupo estava no meio de uma apresentação da canção "Summertime Blues" quando um policial à paisana tentou pular no palco. Ele começou a lutar contra o microfone do vocalista Roger Daltrey - que sempre teve a fama de não ser "desleixado" com os punhos - e isso o levou a se defender abruptamente.


Townshend, vendo a briga, bateu no policial com um chute.


No entanto, o que a banda não sabia era que do outro lado da parede nos fundos do palco uma fumaça tinha começado a invadir o teatro. A fumaça começou a cair em cascata para o local, vinda de uma mercearia ao lado que estava pegando fogo. O policial à paisana estava tentando alertar todos dentro do perigo iminente e em vez disso, recebeu um chute de Pete Townshend na virilha.


O show foi posteriormente remarcado para o próximo domingo, o que foi uma sorte, já que o THE WHO teve o seu guitarrista numa cela e foi multado em incrível U$ 30 dólares - que Townshend quase precisou pagar.

Tony Iommi incendeia Bill Ward Tony Iommi, guitarrista do BLACK SABBATH, foi um brincalhão em série nos dias inebriantes do estrelato inicial da banda e passou por uma fase de incendiar as pessoas - que quase terminaram em fatalidade - enquanto ficava entediado durante os seus dias intermináveis na estrada. Iommi confirmou a história numa entrevista em 2016 ao jornal britânico The Guardian, sobre ter colocado fogo nas pessoas nas turnês do BLACK SABBATH: “Bill Ward (baterista do BLACK SABBATH) me disse: 'Então, você vai colocar fogo em mim, Tony?' Eu derramei álcool em cima dele e normalmente apenas queimava uma parte, mas desta vez tinha encharcado as suas roupas e quando eu acendi, ele explodiu como uma bomba. Ele estava rolando no chão, gritando e esperneando. Achei que fosse parte da piada, então, derramei mais coisas sobre ele... O nosso produtor, Martin Birch, não conseguia acreditar e precisamos chamar uma ambulância para Bill”. “Ele teve queimaduras de 3º grau e eu me senti horrível. Ainda fazemos piadas um com o outro sobre isso e aprendi a minha lição”. John Bonham destrói o carpete do saguão do Hotel Chateau Marmont O hotel Chateau Marmont em Hollywood, localizado na Sunset Boulevard, abriu as suas portas pela 1ª vez em 1929 e se as paredes falassem... Embora deva ser dito, o baterista do LED ZEPPELIN, John Bonham, provavelmente criou o evento mais notório da história desse icônico hotel. Diz a lenda que o baterista montou numa Harley Davidson direto no saguão do hotel em uma façanha insana que ele repetiu em mais 02 ocasiões, enquanto se hospedava no Continental Hyatt House Hotel e no Andaz West Hollywood.


Enquanto Bonham realizava a sua façanha de marca registrada na motocicleta, o vocalista Robert Plant supostamente gritou de uma sacada: "Eu sou o deus dourado!" Sem surpresa, Bonham destruiu o carpete do saguão do Chateau Marmont - que o hotel manteve no estado em que Bonham o havia deixado para marcar o seu "legado".


Infelizmente, quando o hotel foi comprado em 1990, o novo proprietário substituiu as marcas de pneus de John Bonham. Ozzy Osbourne cheirando uma linha de formigas Ozzy Osbourne era um dissidente que quebrava as regras e fazia todos os outros nomes da lista parecerem santos. Em 1984, Osbourne supostamente cheirou uma linha de formigas. “Entreguei a Ozzy o canudo e ele caminhou até uma rachadura na calçada e se curvou sobre ela”, lembrou Nikki Sixx, do MOTLEY CRUE. “Eu vi uma longa coluna de formigas marchando para um pequeno abrigo onde o cimento encontrava a terra e quando eu pensei: ‘Não, ele não vai fazer’, ele fez. Ozzy colocou o canudo no nariz e com a sua bunda branca e nua aparecendo por baixo do vestido como uma melancia fatiada, enviou toda a linha de formigas ao seu nariz com uma única e monstruosa cheirada".


* 05 artistas na história do rock que passaram a noite na cadeia


* The Who: Top 10 pegadinhas do baterista Keith Moon


* The Who: quando o baterista jogou um carro na piscina e desmaiou em show da banda


* The Who: quando o baterista matou acidentalmente o seu motorista


* Mick Jagger: quando Keith Moon invadiu o seu quarto de hotel vestido de Batman


* Melvins: vocalista se lembra da noite em que Kurt Cobain foi preso por vandalismo


* The Doors: revisitando a performance mais controversa de todos os tempos

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques