The Doors: revisitando a performance mais controversa de todos os tempos
No dia 1º de março de 1969, enquanto se apresentavam no Dinner Key Auditorium em Miami, a banda THE DOORS demonstrou a sua atuação mais polêmica da carreira e uma que marcou o fim da banda para sempre.
Foi uma performance que desde então “descarrilou a banda”, fazendo-os voar para fora da pista e para a ruína. Isso resultou no enigmático vocalista, Jim Morrison, sendo considerado culpado de exposição indecente e desencadeando uma cadeia de eventos que, em última análise, levaria à sua morte.
Em 1969, Jim Morrison havia se tornado um ícone do movimento da contracultura. Por causa disso, "O Rei Lagarto" também se tornou um fascínio dos colunistas de jornais e do olhar coletivo do público. Ele naturalmente atraiu a imprensa tabloide como uma mariposa em chamas.
De cabelo comprido, calças de couro, uma inclinação para a poesia e uma recusa em se conformar com o sistema, Morrison virou um alvo fácil para os tabloides, onde faziam questão de espremer cada gota que podiam do cantor.
Claro, a exposição extra ajudou o THE DOORS, mas também aumentou a pressão da mídia sobre os shows da banda e a tensão estava começando a pesar sobre o seu dinâmico vocalista, que ficava mais selvagem a cada dia.
Morrison, que estava bebendo muito (drogas também) e perdeu um vôo de conexão para Miami no dia do show, chegou ao concerto com mais de 01 hora de atraso enquanto a multidão começava a ficar cada vez mais impaciente. Circularam rumores de que o local - que era velho, em ruínas e sem ar condicionado - estava com excesso de capacidade, enquanto os promotores tentavam aumentar ainda mais o número de ingressos.
Com capacidade para 7 mil pessoas, os veículos de comunicação da época afirmaram que o Dinner Key Auditorium lotou com mais de 12 mil pessoas no show daquela noite.
Era um potencial barril de pólvora com problemas à vista...
O poeta cantor, já conhecido por fazer comentários selvagens e ultrajantes durante os shows e deliberadamente com a intenção de irritar as autoridades, começou a perder o interesse durante a apresentação da música "Five to One" e a certa altura, desviou-se da música para discursar à multidão, falando: “Vocês todos são um bando de idiotas do caralho!”
Não era o rei da contracultura que esperávamos, onde ele balbuciou ao microfone antes de finalmente gritar: “O que vocês irão fazer a respeito?” A máscara começou a ficar em segundo plano e o desdém de Morrison pela contracultura que ele mesmo ajudou a criar, estava sendo percebido.