by Brunelson

25 de set de 2021

Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 5

5) Banda: MUDHONEY

Disco: "Superfuzz Bigmuff" (1º EP, 1988)

O disco "Nevermind" do NIRVANA foi maior e ajudou o MUDHONEY a ter alcançado o status de um dos grandes nomes de Seattle, mas o EP "Superfuzz Bigmuff" pode muito bem ser um dos discos mais influentes nessa lista de 50 álbuns que a revista criou.
 

O nome do EP, cujo título é um trocadilho grunge derivado de 02 pedais para guitarra favoritos da banda, foi lançado em 1988 e abalou a cena do rock underground graças a sua franqueza direta.
 

O vocal de Mark Arm e o solo de guitarra de Steve Turner definiram a música “Need”, enquanto o riff épico da canção “No One Has” e as quebradas na música “In ‘n’ Out of Grace”, mostraram o alcance que o grupo poderia chegar.
 

Quando a gravadora relançou este EP em 1990 e adicionou os dois primeiros singles da banda no disco, “Touch Me I'm Sick” e “You Got It”, o EP “Superfuzz Bigmuff" criou um retrato completo do som que influenciaria o NIRVANA.
 

O disco se tornou um dos mais vendidos em todo o catálogo da Sub Pop Records.
 

"Se o EP 'Superfuzz Bigmuff' não estivesse nas paradas do Reino Unido por 01 ano e o MUDHONEY não tivesse sido uma grande sensação, quem sabe o que teria acontecido com o NIRVANA?", disse o co-fundador da Sub Pop, Bruce Pavitt, numa entrevista para a revista Rolling Stone em 1993.
 

Relembrando sobre o período de banda durante essa época, Mark Arm havia dito para a mesma revista em 2008: “Nós estávamos apenas nos debatendo e tentando nos manter juntos... De certa forma, ainda somos assim”.

“Need”

Confira também: