Stone Temple Pilots: sobre o gênio imperfeito do rock'n roll, o vocalista Scott Weiland
- by Brunelson
- há 5 horas
- 5 min de leitura

Nascido Scott Kline em 1967, Scott Weiland era um acidente iminente do rock 'n' roll. Assim como seu companheiro grunge e falecido vocalista original do ALICE IN CHAINS, Layne Staley, Weiland era um gênio musical imperfeito que passou grande parte da vida lutando contra as drogas e trilhando um caminho de autodestruição.
Ele era mais conhecido por seu tempo como vocalista do STONE TEMPLE PILOTS, banda da California que se formou em 1989 depois que Weiland conheceu o baixista Robert Deleo em um show do BLACK FLAG e percebeu que ambos estavam namorando a mesma mulher.
Embora o STONE TEMPLE PILOTS possa ter sido eclipsado por nomes como NIRVANA, PEARL JAM, ALICE IN CHAINS, SOUNDGARDEN, SMASHING PUMPKINS e frequentemente apelidado de "imitadores do grunge de Seattle", seu álbum de estreia, "Core" (1992), foi um enorme sucesso nos EUA quando lançado, chegando ao nº 3 no ranking da Billboard e vendendo mais de 08 milhões de cópias.
E quando eles foram para o Reino Unido em 1993, Weiland anunciou sua chegada ao programa de auditório da TV britânica chamado The Word, vestido em uma roupa de mulher e passando batom vermelho no rosto, para uma performance explosiva do single de sucesso da banda, a canção "Sex Type Thing".
Assim como NIRVANA, ALICE IN CHAINS e PEARL JAM, o STONE TEMPLE PILOTS também fez uma aparição marcante no acústico da MTV em 1993, onde nesse mesmo ano ganharam 01 prêmio Grammy por seu maior sucesso, a música "Plush", que Weiland e Deleo escreveram juntos.
Mais sucesso viria em 1994, quando seu 2º álbum de estúdio, "Purple", liderou as paradas da Billboard, mas as rachaduras estavam começando a aparecer, pois o sucesso trouxe conflitos internos dentro da banda e o vício em drogas de Weiland estava se tornando cada vez mais problemático.
Weiland, que lutava também contra o transtorno bipolar, recorreu à heroína e o vício começou a perseguir sua carreira musical. Em 1995, ele foi condenado por comprar crack e sentenciado à liberdade condicional. Ele também foi preso em 1999 por violar sua liberdade condicional após ser condenado por posse de heroína em 1998, e 04 anos depois, em 2003, condenado a 03 anos de liberdade condicional por posse de drogas.
Ele entrou e saiu de bandas a vida toda. Primeiro gerando o hiato do STONE TEMPLE PILOTS em 2003, onde o grupo retornaria em 2008, mas chegando no ano de 2013, o vocalista seria dispensado pelos seus colegas de banda. Foi uma história semelhante quando Weiland se juntou ao supergrupo VELVET REVOLVER em 2003 durante o hiato do STONE TEMPLE PILOTS. Novamente ele teve sucesso com seu álbum de estreia de 2004, "Contraband", liderando a parada de álbuns dos EUA e com o single de sucesso, a canção "Slither", que rendeu à banda 01 prêmio Grammy.
Mas o VELVET REVOLVER constantemente teve que alterar sua agenda para acomodar as aparições judiciais de Weiland e períodos em clínicas de reabilitação. Eles finalmente demitiram Weiland em 2008 sob uma amarga separação pública, culpando o "comportamento errático" do vocalista por sua demissão - foi quando o STONE TEMPLE PILOTS voltou a se reunir. Weiland até chegou a se reunir com o VELVET REVOLVER para um show beneficente em 2012, mas apesar do seu desejo de retornarem efetivamente, o restante do grupo nunca o fizeram.
Todos, de Alice Cooper a Krist Novoselic (baixista do NIRVANA), fizeram fila para prestarem suas homenagens desde que Weiland tinha sido encontrado morto em seu ônibus de turnê no dia 03 de dezembro de 2015, quando estava com sua nova banda na época, THE WILDABOUTS.
Foi triste ver mais um músico extraordinário e falho, falecer em circunstâncias tão lamentáveis (com certeza, com uma das presenças de palco mais marcantes na história da música em geral). Com o STONE TEMPLE PILOTS, Weiland gravou os 06 primeiros álbuns de estúdio.
E como forma de homenagem, separamos somente 05 dos momentos mais memoráveis na carreira de Scott Weiland como vocalista do STONE TEMPLE PILOTS:
Música: "Sex Type Thing" (1º disco, "Core", 1992) Ao vivo no programa de auditório da TV britânica, The Word, em 1993
Música: "Wicked Garden" (1º disco, "Core", 1992)
Ao vivo no acústico da MTV em 1993
Música: "Pretty Penny" (2º disco, "Purple", 1994)
Ao vivo no MTV Video Music Awards em 1994
Música: "Break on Through" (canção do THE DOORS)
Ao vivo em 2000, junto com o THE DOORS
Música: "Trippin' on a Hole in a Paper Heart" (3º disco, "Tiny Music... Songs From The Vatican Gift Shop", 1996)
Ao vivo em 2001
Stone Temple Pilots: a pesada carta aberta da ex-esposa de Scott Weiland (mãe dos seus filhos)
Comentários