R.E.M: "tive conversas com Thom Yorke quando ele estava num bloqueio como escritor" - Parte 4
Em 2019, para marcar o 25º aniversário de outro álbum icônico do R.E.M, "Monster" (9º disco, 1994), o vocalista Michael Stipe e o baixista Mike Mills haviam sido entrevistados pela revista britânicaNew Music Express, falando sobre a turnê agridoce desse álbum que foi marcada pelas mortes de Kurt Cobain e do ator River Phoenix, ambos amigos de Stipe, além de outros assuntos como a separação amigável da banda em 2011.
Nesta 4ª parte que separamos para você, segue a entrevista onde é destacado o relacionamento entre amigos de Michael Stipe com o vocalista do RADIOHEAD, Thom Yorke:
----------------------------
Jornalista: Muito já foi dito ao longo do tempo sobre como você orientou Thom Yorke (vocalista do RADIOHEAD) durante o bloqueio como escritor que ele teve num certo momento da vida...
Michael Stipe: Isso provavelmente é um pouco exagerado. Provavelmente só porque eu era mais velho do que ele e também já tinha passado por um bloqueio desses, o que tivemos muitas conversas sobre isto e sei que lhe ajudou.
Jornalista: E ainda há a lenda urbana de que a letra na música "How to Disappear Completely" (4º disco do RADIOHEAD, "Kid A", 2000), onde diz: “Eu não estou aqui / Isso não está acontecendo”, vem de um conselho que você deu a ele sobre como lidar com a fama?
Stipe: Sim. Também existe uma música em nosso álbum, "New Adventures in Hi-Fi" (10º disco, 1996), que eu escrevi e adorei. Nós a gravamos, ouvimos e falamos: 'Puta merda, eu roubei isso do RADIOHEAD! O que eu faço agora?' Liguei para Thom com muito medo, e lhe disse: 'Caralho, não sei o que fazer, mas eu acho que roubei uma música sua'. Eu li a letra para ele pelo telefone e Thom me disse: ‘É, meu amigo, posso dizer que não há correlação alguma”.
Mike Mills: Lembre-se: bons escritores pegam emprestado, mas os grandes escritores roubam.
Stipe: Ou, como dizemos no mundo da arte contemporânea: não é quem faz primeiro, é quem faz depois.
Jornalista: Imagine se você e Thom tivessem brigado e você tivesse que envolver advogados por causa de royalties...
Stipe: Se alguma vez brigamos? Nós nunca discutimos em nossas vidas! É um pensamento engraçado, mas ele iria me derrubar no chão... Ele é um cara durão.
Jornalista: Ele tem alguns movimentos fortes?
Stipe: Eu não sei o que isso significa, mas...
Jornalista: Só brincando se ele seria bom em uma luta.
Stipe: Ah, sim! Ele é um cara durão. Você não vai querer treinar com ele, pois, sim, ele tem movimentos fortes.
Comments