• by Brunelson

R.E.M: "foi uma loucura a turnê que fizemos junto com o Sonic Youth e o Radiohead" - Parte 3


Em 2019, para marcar o 25º aniversário de outro álbum icônico do R.E.M, "Monster" (9º disco, 1994), o vocalista Michael Stipe e o baixista Mike Mills haviam sido entrevistados pela revista britânica New Music Express, falando sobre a turnê agridoce desse álbum que foi marcada pelas mortes de Kurt Cobain e do ator River Phoenix, ambos amigos de Stipe, além de outros assuntos como a separação amigável da banda em 2011.


* R.E.M: "queríamos fazer algo realmente alto e cru", sobre o disco "Monster" - Parte 1


* R.E.M: "há personagens conflitantes, mas a música é otimista e edificante" - Parte 2


* R.E.M: a música da banda que fala sobre o ator River Phoenix


Nesta 3ª parte que separamos para você, segue a entrevista onde é destacada como foi a turnê desse disco com as bandas SONIC YOUTH e RADIOHEAD:


---------------------


Jornalista: Na turnê do álbum "Monster", vocês tinham a companhia do RADIOHEAD e do SONIC YOUTH abrindo os shows para vocês. Deve ter sido uma loucura...

Michael Stipe: Foi sim... Eu me lembro que com o SONIC YOUTH, tivemos 01 dia de folga no Estado de Kansas e Kim Gordon (vocalista/baixista) e Thurston Moore (vocalista/guitarrista) me disseram: "Vamos nos encontrar com o escritor William Burroughs na casa dele, você não gostaria de vir conosco?" Sim, eu aceitei e aquele foi um dos dias mais memoráveis de toda a minha vida, ver e conversar com William Burroughs.

Jornalista: Esta seria uma cena muito legal se fizessem um filme sobre o R.E.M.

Stipe: Eles vão fazer um filme da minha vida? Jesus...

Jornalista: Quem interpretaria vocês em um filme sobre o R.E.M?


Mike Mills: Se eu ainda estiver vivo, eu o faria! É brincadeira, eu nunca pensei sobre isso.


Stipe: Talvez o ator Harry Styles poderia me interpretar...

Jornalista: Voltando ao SONIC YOUTH e ao RADIOHEAD. Como você descreveria esse parentesco musical com essas 02 bandas?

Stipe: SONIC YOUTH possui a mesma idade que nós, então, viemos juntos na mesma época. Com o RADIOHEAD, Thom Yorke (vocalista) e eu construímos uma amizade por meio de turnês e um respeito mútuo pelo trabalho um do outro. Ele se tornou um contemporâneo e é uma das pessoas que eu procuro para obter conselhos na indústria da música, além de Mike Mills e Peter Buck (guitarrista do R.E.M). Ele é um dos meus primeiros a quem mando mensagens de texto perguntando: "Aqui está o que estou pensando em fazer, o que você recomendaria?" Há uma inspiração cruzada que acontece entre nós e é maravilhoso descobrir isso em sua própria forma de ser, reconhecer as pessoas que por meio de uma escolha acabam entrando em seu círculo. Na verdade, são pessoas extraordinárias e que estavam fazendo o seu próprio belo trabalho.


"I Don't Sleep, I Dream"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques