• by Brunelson

Queens of The Stone Age: guitarrista fala sobre as músicas "Make it Wit Chu" e "Burn The Witch"


Durante uma conversa com o podcast No Guitar is Safe, o guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE, Troy Van Leeuwen, falou sobre vários assuntos, dentre eles, sobre a gravação de 02 clássicas canções da banda, "Make it Wit Chu" (5º disco, "Era Vulgaris", 2007), e "Burn The Witch" (4º disco, ""Lullabies to Paralyze", 2005).


* Queens of The Stone Age: "a Fender Jazzmaster nunca sai de sintonia pra mim"


* Troy Van Leeuwen: comentando sobre declaração de Billy Corgan nos anos 90

Seguem alguns trechos dessa entrevista:

Jornalista: Josh Homme (frontman) tocou o solo de guitarra na gravação da música "Make it Wit Chu"?

Troy Van Leeuwen: Sim, ele tocou o solo nesta canção e ele possui uma grande habilidade em fazer solos, tipo, os seus dedos fazem uma coisa muito legal, mesmo que a distorção não seja muito acionada, ele ainda consegue um bom sustento e ataque nos solos de guitarra.

Leeuwen: O tom dele, tipo, você não pensaria que está limpo na gravação desta música, mas praticamente está. É bastante limpo com um pouco de sujeira, mas os seus dedos são capazes de manter a sustentação muito bem e isso é um ótimo exemplo, o jeito que ele faz o solo nesta música...


Jornalista: Que tipo de amplificador ele usou naquele solo? Parece um pequeno amplificador... Leeuwen: Neste solo, eu realmente não posso lhe contar nada, quero dizer, Josh tem os seus segredos e eu jurei não contar pra ninguém.

Leeuwen: Ele ainda guarda os seus segredos, tipo, ele se considera um mágico e não quer revelar os seus truques, mas eu diria isso o dia todo numa conversa, que é realmente sobre os dedos dele. Leeuwen: Outra grande lição que aprendi no estúdio com ele, foi quando estávamos gravando o álbum "Lullabies to Paralyze" (4º disco, 2005) e tivemos o guitarrista do ZZ TOP, Billy Gibbons, tocando algumas músicas com a gente. Leeuwen: E isso é uma coisa que aprendi sobre os dedos das pessoas quando estão tocando guitarra, porque todo mundo tem uma coisa característica que fazem e não importava em qual guitarra e em qual amplificador Billy Gibbons tocava, ele sempre se parece como Billy Gibbons e foi simplesmente incrível.

Leeuwen: Quando você toca por tanto tempo, você possui um som característico e quando você vê Gibbons tocar, você pensa: "Bom, é apenas o que ele faz... Ele fez essa nota onde a dobrou e então, a sua barba encostou na corda da guitarra e atingiu um harmônico". Leeuwen: Eu fiquei na hora: "Sério? Esse é um dos seus movimentos?" E ele me disse: "Eu nem sabia que conseguia fazer isso". A harmonia da barba dele é um momento que nunca esquecerei. Foi na gravação da música "Burn The Witch", onde Gibbons faz o solo e você consegue ouvir, é como uma 2ª ou 3ª nota quando ele está fazendo o solo.


Confira os áudios de estúdio de cada canção citada nesta entrevista. Só um adendo que a música "Burn The Witch" conta com os back-vocais de Mark Lanegan (vocalista do SCREAMING TREES):


"Make it Wit Chu"


"Burn The Witch"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead