top of page
  • by Brunelson

Nirvana: os frutos colhidos com o clipe da música "Smells Like Teen Spirit"


Existem poucos videoclipes que ajudaram muito mais um artista e sua música do que o NIRVANA.

O trio foi impulsionado para o estrelato pelo clipe da clássica música "Smells Like Teen Spirit" (2º disco, "Nevermind", 1991), que entrou em rotação constante no canal da MTV e foi a destilação do crescente movimento grunge dos EUA que deixou o NIRVANA remando no mainstream.



Naquela época e sem sabermos, oferecia uma exibição emocionante e cativante, mas com o passar do tempo, o vídeo iria atuar como um momento decisivo para a Geração X e na história do rock'n roll.



Embora revigorado pela independência da retórica anti-establishment repleto de autenticidade e sustentada pelas expectativas zombeteiras de um mundo em modernização, em última análise, esse clipe também é apenas mais um lembrete da comercialização que destruiu uma cena.

Filmado no Culver City Studios em 17 de agosto de 1991 na cidade de Los Angeles, o vídeo mostra a banda se apresentando em um ginásio escolar abandonado enquanto o corpo estudantil ao redor fica cada vez mais furioso, antes de finalmente explodir em um ataque de destruição punitiva.

Embora o álbum "Nevermind" certamente oferecesse uma imagem cristalina do movimento grunge da época, podemos dizer que foi através desse videoclipe que fez o NIRVANA ganhar notoriedade, que por contrapartida, se tornaria na canção mais odiada do NIRVANA.


“Todo mundo se concentrou tanto nessa música”, disse Kurt Cobain uma vez para a revista Rolling Stone. Cobain estava muito ciente de que era a imagem dele e da banda sendo lançada em todo o mundo. “A razão pela qual causa uma grande reação é que as pessoas o viram na MTV 01 milhão de vezes. Foi martelado em seus cérebros e não há como negar que a MTV derramou o NIRVANA em milhões de olhos adolescentes".



Cobain sempre sentiu que a música "Smells Like Teen Spirit" recebia muita glamour e que as outras canções do disco "Nevermind" ou do seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), não recebiam a mesma atenção extra: “Mas acho que há tantas outras músicas que escrevi que são tão boas, senão melhores do que essa música. Como a canção 'Drain You', ela é definitivamente tão boa quanto a música 'Smells Like Teen Spirit'. Eu amo a letra da canção 'Drain You' e nunca me canso de tocá-la... Talvez se ela se tornasse tão grande quanto ‘Smells Like Teen Spirit’ se tornou, eu não iria gostar tanto”.

A MTV teve um grande papel em dar ao NIRVANA a carreira e a fama que também acabariam com a banda.


Tragicamente, seria esse foco no que Cobain considerava o lado falso do negócio e que adicionaria combustível ao fogo de sua luta. No final das contas, Cobain deixaria esse planeta sob a pressão de ser um ídolo do rock e com toda a mídia apontando o dedo para ele - com mentiras ou verdades íntimas.


Grande parte dessa atração extra para elevar o humilde cantor punk underground de uma cidade rural chamada Aberdeen (próxima a Seattle) para se tornar o queridinho de uma geração, foi conquistada quando o gigante da transmissão televisiva, a MTV, começou a passar de hora em hora o clipe da música "Smells Like Teen Spirit" e o tornou uma visualização essencial e comercial de sua rede.

Apesar do brilho mainstream da MTV, a verdade é que todo o vídeo e a própria banda se apresentam vindo de um lugar naturalmente grunge e underground, através do cenário, posturas e vestimentas.

NIRVANA já estava pronto para gravar o videoclipe quando eles se apresentaram no clube The Roxy, em Los Angeles, 02 dias antes da gravação. Mantendo-se fiel às suas raízes underground, a banda distribuiu panfletos a todos os presentes que estavam no show, pedindo-lhes que se juntassem ao NIRVANA no local onde seria gravado o clipe.

Outro fator underground foi a destruição que ocorre no final do vídeo, onde tudo foi 100% autêntico e nada planejado antes. Embora o clipe não tenha sido filmado em uma escola real, muitos dos presentes ficaram aparentemente mais do que felizes em perder a calma quando o sinal final tocou após as filmagens. Um dia árduo de 12 horas para a banda, bem como para os figurantes nas filmagens, significou que, quando as filmagens finalmente terminaram, eles puderam se soltar no set e destruir tudo à vista.

Olhando para trás, é neste momento que vemos a meta descrição de toda uma geração. Uma música construída a partir de um protesto genuíno, salpicada com o absurdo da vida pós-moderna, encorajada por um vídeo cheio de pessoas genuínas e suas emoções honestas, foi rapidamente comercializada, anunciada em todos os cantos do mundo e martelada em todas as ondas de rádio.

Pergunte a qualquer fã obstinado do NIRVANA qual é sua música favorita e apostaremos 99 vezes em 100 que você não ouvirá a canção "Smells Like Teen Spirit" em resposta. Isso porque para os fãs "reais", a música, assim como o vídeo, tornou-se um símbolo do lado feio do sucesso mundial, um indicador para que um fã inautêntico se "infiltrasse" e pudesse dizer que fazia parte da mesma identidade e conceito, assim como um resumo da promessa e pungência do NIRVANA.

Embora certamente haja valor em reconhecer que se tornou um hino de uma geração e marcou uma época no tempo, influenciando e abrindo as portas para milhares de bandas e artistas no mainstream e underground, além de designar a moda mundial e um caráter transformador de opiniões em toda a cultura popular.

O videoclipe da canção "Smells Like Teen Spirit" mostra todo o espírito livre, intransigente e imparável da Geração X, bem como com o tempo de sua época, a sua gradual comercialização, capitalização e corrupção. De guerreiros da justiça e da mudança social à última safra de processos sistêmicos.

Mesmo assim, é inegável que foi um processo que mudou o lugar da música na história.






"Smells Like Teen Spirit"




Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page