top of page
  • by Brunelson

Nirvana: "a música e o clipe de 'Smells Like Teen Spirit' são mágicas"


Durante recente entrevista para o podcast Whatever Nevermind que o empresário do NIRVANA, Danny Goldberg, concedeu, ele foi perguntado sobre as expectativas e impacto que o clipe da música "Smells Like Teen Spirit" gerou na época do seu lançamento (2º disco, "Nevermind", 1991).





Confira alguns trechos desta entrevista:

Jornalista: Você se lembra do que estava fazendo no dia em que o videoclipe da música "Smells Like Teen Spirit" foi lançado? Havia grandes expectativas?

Danny Goldberg: Bom, quero dizer, eu estava lá quando eles filmaram o vídeo e presenciei a edição do mesmo, então, meio que fiz parte do time.

Goldberg: Não teve o impacto em mim que teria em um fã porque eu já ouvia e conhecia essa música há muito tempo.

Goldberg: Tínhamos a nossa própria sensação de que algo especial estava acontecendo, havia apenas a mecânica de lidar com os negócios e lidar com as decisões que precisavam serem feitas sobre turnês, entrevistas, imprensa e todas essas coisas. Achei que o videoclipe ficou maravilhoso.

Goldberg: Eu me lembro da MTV, tipo, na primeira semana eles lançaram o clipe na programação da tarde e eu pensei: "Meu Deus, nós temos que fazer a MTV colocar para rodar esse vídeo em um nível diferente de rotação para programas com som mais pesado..."

Goldberg: E pesado foi melhor. Com o SONIC YOUTH, a MTV também começou passando os clipes deles em programas de média sonoridade e sempre ficavam naquele horário. Me lembro que fiquei 01 semana inteira em ansiedade, mas a MTV já tinha planejado passar o NIRVANA para os programas de som mais pesados sem eu saber.

Goldberg: E também houve o videoclipe do GUNS N' ROSES lançado na semana anterior ao clipe do NIRVANA e que tinha ocupado a nova vaga para ser apresentado nos programas de som pesado, mas mesmo assim o vídeo da música "Smells Like Teen Spirit" decolou incrivelmente rápido.


Jornalista: Foi aí que a briga com o GUNS N' ROSES começou?

Goldberg: Não, você sabe, foi uma coisa totalmente diferente. Era estranho que essas 02 bandas estavam na mesma gravadora, entretanto, isso foi definitivamente parte de toda a viagem. Aconteceu incrivelmente rápido e a música "Smells Like Teen Spirit" é mágica.

Goldberg: Eu me lembro quando o videoclipe da canção "Smells Like Teen Spirit" foi lançado, porque em poucos dias o pessoal da gravadora estava recebendo um lote de telefonemas das lojas de discos solicitando cópias para vender, sabe?

Goldberg: Mas o clipe e a música foram mágicos em termos de impacto da mídia no grande público. Isso foi claramente maior do que apenas a subcultura punk rock à qual o NIRVANA havia apelado, então, o principal foi que se tornou um sucesso instantâneo, tanto a música quanto o videoclipe da canção "Smells Like Teen Spirit".


"Smells Like Teen Spirit"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page