top of page
  • by Brunelson

Soundgarden: guitarrista descreve os eventos que levaram o grunge ao mainstream


Durante uma recente entrevista ao programa Lifeminute, o guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, refletiu sobre a explosão do grunge que tomou conta do mainstream no início dos anos 90.


SOUNDGARDEN se formou em 1984 e foi uma das bandas seminais do movimento grunge. Assim como a maioria dos outros grupos que mais tarde cairiam no rótulo "grunge", SOUNDGARDEN também não foi um sucesso da noite para o dia.

O seu 1º EP, "Screaming Life", havia sido lançado em 1987 e enquanto o álbum "Ultramega OK" (1º disco, 1988) obteve sucesso de crítica (concorreu ao Grammy) e o álbum "Louder Than Love" (2º disco, 1989) vendendo decentemente e estreando em uma grande gravadora (foi a 1ª banda do grunge a ser contratada), SOUNDGARDEN só ficaria mundialmente conhecido em 1991, com o lançamento do álbum "Badmotorfinger" (3º disco) e sendo embalado pelo fenômeno disco "Nevermind" do NIRVANA.

Quando perguntado a descrever a série de eventos que levaram o grunge a se tornar um fenômeno nacional e posteriormente mundial, Thayil respondeu:

"Vimos uma série de acidentes e intencionalidades, tipo, o disco 'Nevermind' sendo tocado nas rádios e as pessoas ficando loucas por aquilo, você sabe, as pessoas amam esse videoclipe e a música do NIRVANA... Já havia um burburinho sobre Seattle por causa de coisas que o SOUNDGARDEN tinha feito, coisas que o GREEN RIVER tinha feito e depois sobre o NIRVANA".

Thayil continuou: "Eventualmente, a Sub Pop Records estava gerando muito burburinho como resultado. Realmente, foi com os álbuns 'Nevermind', 'Ten' do PEARL JAM (1º disco, 1991) e 'Facelift' do ALICE IN CHAINS (1º disco, 1990) e com eles fazendo turnês por aí, que então cresceu esse burburinho sobre Seattle e as coisas estavam apenas começando a realmente borbulhar".

"E você sabe, uma geração de fãs de música estava sendo ignorada porque as gravadoras estavam se concentrando somente na geração baby boomer, procurando por novos BEATLES ou novos AEROSMITH ou qualquer outra coisa. Eles estavam ignorando o fato de que milhões e milhões de discos estavam sendo vendidos para os fãs de rap por selos e gravadoras independentes de rap, as quais estavam vendendo os seus próprios discos".

"E gravadoras independentes do rock como a SST, Sub Pop e a Touch and Go, estavam vendendo punk rock independente e música alternativa, e então, você tinha essas gravadoras independentes vendendo bandas de heavy metal, você sabe, como o METALLICA na Megaforce Records".

"Assim, as grandes gravadoras não estavam prestando atenção ao que as crianças da década de 80 estavam ouvindo. Bastava algo como BEASTIE BOYS, FAITH NO MORE e eventualmente a música 'Smells Like Teen Spirit' do NIRVANA, para se dirigirem a esse público e então, o mundo da música ficou todo surpreso porque eles não perceberam que havia ouro nessas colinas, havia uma população inteira querendo comprar esse tipo de música que tinha sido ignorada pelo pessoal mais velho das gravadoras baby boomer".

Thayil finalizou: "Então, novamente, há pessoas que gostam de música que não é a música com a qual você cresceu e foi isso o que aconteceu com o grunge e o NIRVANA, a sua música e o sucesso deles realmente abriu as portas para todas as outras bandas que as pessoas viriam a conhecer e estavam ouvindo depois. NIRVANA alcançou um público mais amplo ao aparecer na MTV e nas rádios, dando passagem a bandas como o ALICE IN CHAINS, SOUNDGARDEN, SMASHING PUMPKINS, TOOL, RAGE AGAINST THE MACHINE, você sabe..."

Mais Recentes
Destaques
bottom of page