top of page
Buscar

Kurt Cobain: confira 07 de suas bandas/artistas preferidos de todos os tempos

  • by Brunelson
  • 7 de mar.
  • 8 min de leitura

Atualizado: 8 de mar.

“Eu estava procurando por algo muito mais pesado, mas melódico ao mesmo tempo. Algo diferente do heavy metal, uma atitude diferente” — Kurt Cobain.


Depois de 03 décadas após o fim do NIRVANA, a influência do grupo ainda é sentida até hoje.


Junto com o baixista Krist Novoselic, o baterista Dave Grohl e seu vocalista/guitarrista, Kurt Cobain, a banda criou um movimento para o público mainstream no início dos anos 90 chamado grunge, que acabaria se tornando o último pico relevante na história do rock que afetaria a cultura, moda e comportamento - procedimento este que sempre vinha acontecendo em cada década no rock com o surgimento de um novo gênero.


E por meio de uma série de lançamentos, performances sinceras e letras autênticas, o NIRVANA emergiu ao mainstream como a maior banda do planeta e carregando a frente a bandeira do grunge. Com Cobain sendo o frontman decidido a manter sua arte pura, ele só queria entregar uma expressão que fizesse sentido para seus sentimentos, os oferecesse aos seus fãs como linhas de vida e permanecesse uma força empurrando contra o canto fúnebre do mundo que lhe cercava. 


E tudo isso era um ethos que ele havia averiguado de suas bandas preferidas, desde sua adolescência até à fase adulta.


Sendo um apaixonado por música, Cobain era um amante de uma ampla gama de canções, álbuns e bandas. Em sua lista épica dos 50 álbuns favoritos de todos os tempos, Cobain observa uma infinidade de atos, incluindo David Bowie, THE CLASH, BEATLES, PUBLIC ENEMY e muitos outros. E assim como é para todo mundo, há algumas bandas e artistas que significaram mais para Cobain e acabaram moldando não apenas sua jovem vida, mas a de milhões de pessoas.


Abaixo, separamos somente 07 bandas/artistas das preferidas de Cobain, para mostrar suas diferentes conexões e sua própria conexão visceral com sua arte. São grupos que se comprometeram inteiramente com seus ofícios e foi esse fator intrínseco que teria tornado esses atos queridos por Cobain.


Confira sem nenhuma ordem específica:


Banda: BUZZCOCKS


Sendo uma dos grupos pioneiros do punk rock britânico, o BUZZCOCKS refinou o som agressivo do punk rock em algo totalmente mais digerível. Seria uma fusão de sensibilidades melódicas e atitude punk que Cobain empregaria em muitas de suas músicas.


BUZZCOCKS foi convidado pelo NIRVANA a abrir seus shows na turnê europeia em 1994, esta que seria a última turnê do NIRVANA. O frontman do BUZZCOCKS, Steve Diggle, havia dito em entrevista para a revista Clitheroe Advertiser: "Teve um show naquela turnê europeia que Kurt Cobain se apresentou usando um gorro do BUZZCOCKS. E depois daquele último show do NIRVANA em Munich, na Alemanha, eu disse a Cobain: 'Ok, vejo você quando chegarmos em Londres', e quando chegamos em Londres, já estava em todos os noticiários que o NIRVANA havia cancelado sua turnê e Cobain tinha voltado para Seattle".


Diggle finalizou: "Estávamos com ele a semana toda e embora Kurt fosse um cara legal, ele estava lidando com muita pressão, sabe? Ele parecia uma alma torturada e me lembro de Kurt perguntando pra mim como havíamos sobrevivido todos esses anos. Sabe, quando você está em uma banda de rock, você precisa cuidar da sua alma”.





Banda: MELVINS


Talvez não haja banda tão influente no NIRVANA quanto o MELVINS.


Indiscutivelmente considerados os ídolos de Kurt Cobain, a banda representava uma unidade de rock de vanguarda direta, imparcial e intocada. Eles incorporavam tudo o que empolgava Cobain e ele foi um fã ávido durante a maior parte de sua vida adolescente e adulta. Cobain chegaria a produzir o álbum "Houdini" do MELVINS e até se tornou roadie deles em sua adolescência.




Cobain usaria fraseados sonoros similares ao MELVINS, vide o disco de estreia do NIRVANA, "Bleach" (1989), e olhando mais pra frente a música "Milk It" do NIRVANA lançada em seu último álbum, "In Utero" (4º trabalho de estúdio, 1993) - é fácil ouvir comparações com a canção "It’s Shoved" do MELVINS, que havia sido lançada 02 anos antes.


Graças à sua estrela em ascensão com o NIRVANA, a associação com Cobain impulsionou os elogios do MELVINS na cena grunge e os viram ganhar algum sucesso comercial moderado. 


Além da conexão entre eles que era muito mais profunda do que apenas música.


Em Buzz Osborne (frontman do MELVINS), Cobain encontrou um ícone. Frequentemente citado como um dos músicos mais trabalhadores do rock, o ponto de vista único de Osborne sobre o rock ‘n’ roll fez dele o herói perfeito para Cobain.


Implacável e relutante em se conformar, Osborne expressava para Cobain a atitude punk rock com uma nova saída sonora, agora de forma arrastada, lamacenta e pegajosa.







Banda: THE VASELINES


Essa é outra banda intrinsecamente ligada a Kurt Cobain e ao NIRVANA.


Menos porque o NIRVANA deixou registrado na história 03 covers do THE VASELINES - as músicas "Molly’s Lips", "Son of a Gun" e "Jesus Doesn't Want Me For a Sunbeam" - e mais porque Cobain os adorava citando-os em entrevistas e durante os shows. 


“Eu simplesmente tenho esta sensação de que eles tinham um relacionamento muito legal”, explicou Cobain em 1992, quando perguntado sobre o THE VASELINES. “Não sei se isso é verdade ou não, mas eu acho que é uma coisa realmente incrível quando um casal pode se reunir e escrever algumas das músicas mais bonitas que já ouvi. Eles estão meio que compartilhando suas vidas com as pessoas. Eugene e Francis são o Captain & Tennille do underground”.


Esse ponto também seria algo que o próprio Cobain empregaria em suas composições.


Para Cobain, THE VASELINES foi a 1ª banda na vida dele a realmente colocar a alma no punk rock, no sentido de uma pessoa romântica de coração: “Poderia imaginar eu e Courtney Love fazendo algo assim? Com certeza. Sabe, tocamos juntos o tempo todo e musicalmente somos compatíveis, porque pensamos exatamente o mesmo e sentimos o mesmo, o que fica muito fácil criar uma boa música se você é assim com sua companheira”, concluiu Cobain.



Banda: WIPERS


Em sua famosa lista dos 50 álbuns preferidos de Kurt Cobain que ele deixou registrado em seu diário, ele selecionou não 01 ou 02, mas 03 álbuns da banda WIPERS: “Eles eram uma banda punk rock de Portland que foi formada no final dos anos 70 por Greg Sage e lançaram talvez uns 04 ou 05 álbuns de estúdio”, lembrou Cobain em uma entrevista para a revista britânica Melody Maker.


Selecionar 03 discos de uma mesma banda na sua lista de favoritos, é um grande elogio à importância vital que o grupo teve não apenas para Cobain como ouvinte, mas como participante da cena rock.


“Os 02 primeiros álbuns de estúdio do WIPERS foram totalmente clássicos e influenciaram o MELVINS e todas as outras bandas de punk rock de Seattle e região. Sim, WIPERS é outra banda que tentei assimilar quando o NIRVANA foi formado... As músicas deles são muito boas”, acrescentou Cobain.


E o frontman do NIRVANA ainda forneceu outra dica de por que o WIPERS fez parte da composição genética do NIRVANA, finalizando: "Greg Sage (frontman) era basicamente o tipo de cara romântico, quieto e visionário... O que mais posso dizer sobre eles? Na verdade mesmo, eles começaram o rock grunge de Seattle em Portland no ano de 1977”.





Artista: Leadbelly


Há 02 razões para a inclusão do icônico soul man Leadbelly na lista como um dos artistas preferidos de Cobain. 


Uma delas é seu incrível álbum, "Last Session", que ele afirma ter mudado sua vida. E a outra é sua adoração pelo escritor William S. Burroughs.


Para Cobain, não havia ninguém maior do que o romancista da beat generation. Mais tarde em sua carreira, Cobain até chegaria a trabalhar com Burroughs, uma vez indo lhe conhecer pessoalmente visitando-o em sua casa e outra vez até lhe mandando uma gravação instrumental (só de noise) em fita-cassete ao escritor, onde o mesmo gravou em cima do instrumental de Cobain sua voz recitando um poema.



Mas o que isso tem a ver com Leadbelly?


Para Cobain, conhecer a música de Leadbelly se deve aos conselhos que Burroughs lhe deu: "Burroughs me disse que se você quer ouvir música verdadeira e honesta com paixão, então, você deve ouvir Leadbelly".


“As músicas são incrivelmente sinceras. Leadbelly era um pobre homem negro no início dos anos 1900 que foi preso algumas vezes por roubo, brigas e contrabando de bebidas alcoólicas”, Cobain acrescentou. “Enquanto estava na prisão, ele começou a tocar violão e cantava e tocava tão bem que o governador do Estado começou a gostar dele e o deixou sair da prisão”.


“Ele era como o 1º punk rocker que existiu... Leadbelly era uma pessoa de temperamento forte, tipo, ele chegava em uma cidade, entrava em um bar só para pessoas brancas, pedia uma bebida, apanhava e depois ia para a cadeia por causa disso, então, é muito legal ouvir sua música", concluiu Cobain em entrevista no ano de 1992.


E sua adoração foi tanta, que foi mais pela versão cover da canção "Where Did You Sleep Last Night" que o NIRVANA deixou imortalizada no acústico da MTV em 1993, que fez o nome de Leadbelly ganhar grande destaque na história da música.



Artista: Daniel Johnston


Acima de tudo, Kurt Cobain era um ávido amante do excêntrico.


Um músico que tipificou essa palavra foi Daniel Johnston. O cantor se tornou um dos queridinhos do underground depois que Cobain usou sua camisa escrito: "Hi, How Are You?", algo que Johnston sempre lembrava com carinho: “Alguém me deu uma cópia de uma foto onde Kurt Cobain estava usando essa camisa e eu a pendurei na parede do meu quarto. Foi um grande negócio porque ele a usou quando foi receber o prêmio do MTV Awards”.


Johnston pode ter ganhado notoriedade em larga escala após a introdução informal de Cobain, mas ele vinha criando seu próprio burburinho desde o início dos anos 80, quando se tornou uma lenda local na cidade de Austin. O artista era conhecido por distribuir fitas-cassete caseiras de seu trabalho despojado e vulnerável, uma ação que tipificava seu nome. 


É uma imagem tão pura quanto se pode esperar ter da indústria musical, a de um poeta e artista fazendo música para seu próprio propósito no estilo "do it yourself", algo que Cobain também sugou para si na carreira.


Além de uma série de canções incríveis e sinceras, Johnston era o epítome do artista oprimido e incompreendido para Cobain.



Banda: THE FROGS


Uma banda que era frequentemente citada como uma das preferidas de Kurt Cobain de todos os tempos é o grupo subversivo conhecido como THE FROGS. 


Compondo e escrevendo canções rock cativantes e melódicas, o THE FROGS estava sempre envolto em controvérsias - e eles adoravam isso, assim como Kurt Cobain em sua carreira e com o NIRVANA. Mais notavelmente, o alvoroço que eles causaram veio de suas gravações improvisadas em estúdio caseiro que abordavam questões como raça, religião e sexualidade.


THE FROGS conseguiu angariar um culto de seguidores que inclui também nomes como Beck, SMASHING PUMPKINS e Eddie Vedder (vocalista do PEARL JAM).


Depois de conhecer Cobain em 1993, THE FROGS escreveria 02 músicas sobre ele e diz a lenda que no ônibus de turnê do NIRVANA em 1993, eles colocavam repetidamente o som do THE FROGS para tocar no aparelho de som.






댓글


Mais Recentes
Destaques
bottom of page