- by Brunelson
top of page
Se você cortasse a veia de Joey Ramone, ele iria sangrar algum tipo de lodo punk pegajoso raspado do chão do clube CBGB de New York.
Ele se tornou o rosto de uma revolução da contracultura e curiosamente foi o THE WHO que desempenhou um papel sísmico em seu desenvolvimento musical.
Enquanto o THE WHO se tornou um marco muito lucrativo do circuito em estádios e capitalizou o seu sucesso mainstream, em vez disso, os RAMONES mudaram para uma direção cult com arenas nunca sendo o destino da banda.
No entanto, os RAMONES nunca tiveram grandes planos (alguns) para dominar o mundo, ao contrário do THE WHO, um grupo que sempre manifestou sem remorso os seus sonhos de se tornar uma banda gigante e imparável. Não é exagero dizer que a banda britânica se tornou mais do que apenas uma roupagem musical, mas uma instituição – e o mesmo também pode ser dito para os punks de New York.
A versão de Joey de quando saiu daquele show naquela noite, era uma entidade diferente daquela que havia entrado no mesmo teatro algumas horas antes.
“Quando eu tinha 16 anos, vi o show do THE WHO”, lembrou Joey Ramone para a revista Entertainment Weekly em 1990. “Foi a primeira vez que eles tocaram nos EUA. Foi um show no teatro RKO na rua 59 em New York. Também vi o show do CREAM e ambas as bandas estavam pela 1ª vez nos EUA... CREAM eram ótimos, mas o THE WHO me surpreendeu".
“Os personagens e os seus visuais... Pete Townshend (guitarrista) e Keith Moon (baterista), tipo, foi a melhor coisa que eu já tinha visto e pensava em montar uma banda e quando fosse me apresentar, iria querer explodir a mente das pessoas assim também”, acrescentou Joey Ramone.
Além disso, Joey conseguiu realizar o seu sonho de adolescente quando os RAMONES colaboraram com Pete Townshend em um cover do THE WHO, a canção "Substitute", para o álbum de covers dos RAMONES lançado em 1994, "Acid Eaters" (13º disco), onde contaram com o lendário guitarrista do THE WHO oferecendo os backing vocals.
Numa entrevista para a revista Rolling Stone naquela época, Joey falou: “Foi um verdadeiro destaque pra mim, porque eu sempre fui um grande fã do THE WHO desde a primeira vez que eles vieram aos EUA e Townshend sempre foi uma espécie de mentor invisível pra mim".
É saudável relembrar como Joey Ramone fez a transição com sucesso de um fã de olhos arregalados aos 16 anos de idade observando atentamente Pete Townshend no palco, para ser o seu colaborador de estúdio numa gravação dos RAMONES tocando um cover do próprio THE WHO.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments