• by Brunelson

Deep Purple: quando Ritchie Blackmore acusou o Led Zeppelin de "copiar" as músicas dos outros


DEEP PURLPE e LED ZEPPELIN são 02 pilares do hard rock, grupos que sem dúvida ajudaram a colocar o gênero no mapa com os seus riffs deliciosamente gigantes.

Ambas as bandas foram formadas em 1968 e rapidamente começaram a conquistar o mundo.

LED ZEPPELIN se tornariam estrelas quase que instantaneamente, enquanto o DEEP PURPLE levou até ao seu 4º álbum em 1970, "In Rock", para se tornarem nomes familiares.

A diferença em quanto tempo levou para o DEEP PURPLE voar para a estratosfera em comparação ao LED ZEPPELIN foi cerca de 18 meses, o que, em circunstâncias normais, é um piscar de olhos, mas na natureza acelerada da indústria musical, parecia uma vida inteira.

Com isso, houve um acesso de ciúme se infiltrando no acampamento do DEEP PURPLE, com o guitarrista Ritchie Blackmore ficando um tanto amargo com o sucesso que os seus colegas vinham desfrutando.


Numa ocasião ligeiramente embriagada, ele não pôde deixar de dar ao baterista do LED ZEPPELIN, John Bonham, um pedaço de sua opinião...

Os dois grupos eram próximos, um relacionamento que levou a alguns insultos brincalhões um ao outro em particular. Embora as provocações gentis sempre fossem ditas de maneira jocosa, muitas vezes eram feitas com o realce da verdade às observações sarcásticas: “Eu costumava ser muito amigo de John Bonham do LED ZEPPELIN”, Blackmore lembrou mais tarde, conforme relatado pelo site Rock and Roll Garage.

“Nós estaríamos sentados bebendo no clube Rainbow em Londres e ele estaria bêbado ou muito deprimido. Então, uma noite ele estaria olhando para a mesa e me disse, provocando: ‘Deve ser muito difícil ficar parado lá no palco e sempre ter que tocar o riff da música 'Smoke on The Water’. E eu lhe disse: ‘Sim, é quase tão difícil quanto ter que tocar sempre a bateria da canção 'Whole Lotta Love’".

Blackmore continuou a conversa: "Ainda lhe disse: 'Pelo menos não copiamos ninguém!' E Bonham me respondeu: 'Do que você está falando? Isso é besteira!'"

Essa resposta claramente abalou Bonham profundamente naquela noite.

O maestro da bateria ficou mais do que feliz em ser considerado por muitos o melhor baterista na história do rock, mas quando essa conversa de plágio aconteceu, "Bonham não conseguiu lidar com isso".

O motor do LED ZEPPELIN ficou ainda mais furioso quando Blackmore apresentou exemplos de canções de quando o guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page, havia "beliscado" algumas ideias musicais.

Blackmore lembra de ter dito a Bonham: “'Eu sei exatamente de onde você tirou esta batida, foi da música tal, basta colocar o ritmo nela... A canção 'Immigrant Song' também sei de onde vêm', e Bonham me dizia: 'Do que você está falando?'"

Blackmore acrescentou: “Então, nós subimos ao banheiro e Bonham começou a chorar, quando ele me disse: ‘Ritch, você estava falando sério mesmo?’ E eu lhe respondi: ‘Não, na verdade não, eu estava apenas provocando você’. Depois descemos e voltamos a beber novamente".

De acordo com Blackmore, felizmente Bonham não levou as críticas a sério e secretamente adorou a desculpa para ter um debate acalorado: "Ele adorou aquela conversa, pois Bonham era o tipo de cara que gostava de confronto e eu sempre daria isso a ele, mas sempre me lembro quando ele adorava me dizer como tínhamos pegado pedaços e influências de certos artistas, e eu dizia a ele de onde eles tiravam as suas coisas..."

O guitarrista Jimmy Page é sem dúvida um dos grandes inovadores de todos os tempos e na verdade, Blackmore estava apenas provocando inocentemente o amigo John Bonham quando acusou o guitarrista da sua banda de copiar algumas músicas.

Independente qual seja o grau de veracidade neste tópico levantado pelo guitarrista do DEEP PURPLE, o sucesso e maestria do LED ZEPPELIN foram construídos a partir de sua própria grandeza e nada mais - assim como o do DEEP PURPLE.

Além dos seus frutos que germinaram esplêndidos na história do rock, foi esse talento e respeito entre as duas bandas que também carimbaram esta grandiosa jornada.

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead