• by Brunelson

Kurt Cobain: guitarra customizada Fender Jag-Stang retorna ao mercado


A guitarra customizada modelo Jag-Stang de Kurt Cobain do NIRVANA projetada pela Fender (foto), retornará em outubro de 2021 para marcar o 30º aniversário do álbum "Nevermind" do NIRVANA (2º disco, 1991).


* Krist Novoselic: "o que vai acontecer? Você verá", sobre os 30 anos do álbum "Nevermind"

* Nirvana: "não tinha nenhuma expectativa quanto ao disco 'Nevermind'"


* Nirvana: Dave Grohl perguntado se virá algo para o 30º aniversário do disco "Nevermind"


Poucos artistas na história da música podem ser creditados por mudar a indústria quase da noite para o dia e continuar a influenciar a cultura musical 03 décadas após o auge de sua popularidade.

Kurt Cobain e os seus colegas de banda no NIRVANA apareceram no cenário mainstream no início dos anos 90 como talentos geracionais que combinavam tons fortes, estridentes, energia com infusão punk rock e ganchos melódicos, tudo para criar um som que rapidamente atraiu milhões de fãs e estabeleceu o grunge e o rock alternativo como o gênero de apelo mainstream legítimo.

Embora Cobain tenha sido visto tocando uma variedade de guitarras Fender ao longo dos anos, a sua Fender Jaguar e Fender Mustang permanecem as mais icônicas devido ao uso na turnê do álbum "Nevermind" em diante.


Durante esse período, Cobain adquiriu uma Fender Jaguar '65 para canhoto (foto) que tinha um humbucker DiMarzio Super Distortion na posição da ponte e um DiMarzio PAF na outra posição. Essas modificações foram feitas antes de Cobain comprar a guitarra.

E quanto a Mustang, ele também comprou uma Fender Mustang '69 da série Lake Placid Azul para canhotos daquela época (foto).


Após a fama, Kurt Cobain projetou, então, o modelo Jag-Stang para combinar os elementos favoritos de ambas as guitarras e o trouxe à vida com a ajuda da Fender em 1993.

"Kurt Cobain sempre tocou com essas 02 guitarras", disse Larry Brooks da Fender em recente entrevista ao site Total Guitar. "Ele tirou fotos de cada uma, cortou-as ao meio e as juntou para ver como ficaria. Era o conceito dele e detalhamos e contornamos para dar a ele o equilíbrio e sensação que gostaria".

"Ele era realmente uma pessoa fácil de trabalhar", acrescentou Brooks. "Tive a chance de sentar e conversar com ele, então, construímos esse protótipo para ele. Depois de pronta, Cobain a levou para casa e tocou um pouco, sendo que depois ele escreveu algumas sugestões para aprimorar o modelo e a mandou de volta para nós. Na 2ª vez, nós acertamos".

Comemorando o 30º aniversário do álbum "Nevermind" do NIRVANA em setembro de 2021, esse modelo da Fender Jag-Stang virá equipado com os mesmos recursos que tornaram o instrumento ideal para Kurt Cobain.


O corpo de amieiro oferece um tom vigoroso perfeito para acordes fortes, a escala curta de 24" reduz a tensão das cordas para facilitar a execução, e a escala do braço com raio de 7,25" tem uma sensação confortável que não cansa as suas mãos durante a execução dos acordes.


Os captadores de bobina única de estilo vintage e humbuckers personalizados são perfeitos para recriar os tons clássicos de Kurt Cobain no NIRVANA, enquanto que os potenciômetros fornecem a flexibilidade em combinar configurações distintas para uma variedade de tons com ou sem distorção.

Somente como nota, NIRVANA foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 10 de abril de 2014, logo em seu 1º ano de elegibilidade e apenas 05 dias após ter feito 20 anos do falecimento de Kurt Cobain.


Cobain teve outras guitarras Jag-Stang em sua vida, mas a que mais marcou foi a sua guitarra branca com escudo vermelho que deixamos como foto principal dessa matéria, usada para a turnê do último álbum de estúdio do NIRVANA, "In Utero" (1993).


Confira essa guitarra sendo tocada por Kurt Cobain num show em Seattle na turnê americana do disco "In Utero" em 1993, com o NIRVANA apresentando uma música lançada nesse álbum, "Radio Friendly Unit Shifter"


* Kurt Cobain: guitarras, pedais e amplificadores que usou até a gravação do álbum "Nevermind"

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques