top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: grupo irá lançar disco ao vivo, "Give Way", referente show da turnê do álbum "Yield"


PEARL JAM irá lançar mais 01 raro show da banda, o qual estará disponível para o Record Store Day em 22 de abril de 2023. Esse disco ao vivo e que nunca viu a luz do dia, irá se chamar "Give Way" (foto) e foi gravado na cidade de Melbourne, Austrália, em 05 de março de 1998, apenas 01 mês depois do lançamento do seu 5º álbum de estúdio, "Yield" (1998).


Esse disco ao vivo tinha o planejamento inicial de ser lançado no final de 1998, mas foi descartado dias antes do seu lançamento. O disco "Give Way" será lançado em vinil duplo e em CD para comemorar os 25 anos de vida do álbum "Yield", como parte do Record Store Day, evento anual que celebra as lojas de discos em todo os EUA, com algumas sedes apresentando performances ao vivo de artistas, distribuição de autógrafos e claro, muito lançamento de raridades e coisas inéditas disponíveis especificamente para o Record Store Day.


Na época, essa apresentação foi transmitida ao vivo na rádio e pela internet, a qual foi amplamente pirateada. Mais tarde, foi planejada para ser incluída como uma promoção gratuita para os fãs que comprassem o documentário "Single Video Theory" (1998) do PEARL JAM, DVD este que mostra os bastidores de gravação do álbum "Yield" no estúdio.


No último minuto, a gravadora do PEARL JAM naquela ocasião, a Epic Records, interrompeu o lançamento deste show por motivos não especificados, levando à destruição de quase todas as 50 mil cópias do CD que já haviam sido impressas. Atualmente, uma cópia está sendo vendida por quase US$ 600,00 dólares no site Discogs.

O disco ao vivo, "Give Way", que é a expressão para a versão australiana do mesmo sinal de trânsito americano “yield”, mostra o PEARL JAM em seu apenas 5º show da sua 1ª turnê depois de 01 ano e meio, e ainda começando a incorporar as músicas do álbum "Yield" em seu setlist.

Este show contém as versões poderosas das canções "Faithfull", "Brain of J", "MFC", "Do The Evolution" e "Given to Fly" (todas lançadas no disco "Yield"), além de músicas como "Hail Hail" e "In My Tree" (ambas do 4º disco, "No Code", 1996), "State of Love and Trust" (ficou de fora do 1º disco, "Ten", 1991), "Immortality” (3º disco, "Vitalogy", 1994), "Animal" (2º disco, "Versus", 1993) e o single raro e isolado gravado em parceria com Neil Young, “I Got Id” (1995).

E na verdade, o show completo contou com 25 músicas, sendo que 08 delas não serão lançadas no disco "Give Way".


Esta foi a última turnê do baterista Jack Irons com o PEARL JAM, sendo que o seu último show aconteceria 15 dias depois na apresentação final dessa turnê australiana, realizado na cidade de Perth.

Irons foi o 1º baterista do RED HOT CHILI PEPPERS e foi a mesma pessoa que fez o elo de ligação daquela 1ª fita-cassete demo que os membros do PEARL JAM gravaram somente os instrumentais de 03 canções, para que Irons entregasse esta fita para um amigo dele, um tal de Eddie Vedder, para que Vedder pudesse gravar os vocais em cima e a fita fosse devolvida para que os integrantes do PEARL JAM aprovassem ou não o seu novo vocalista.


Irons entraria no PEARL JAM no final de 1994, participando da turnê completa do álbum "Vitalogy" e ainda gravando a bateria nos discos "No Code" e "Yield".

Irons, que alegou problema físico (inflamação nos tendões dos braços) e saúde mental (bi-polar), pediu para sair amigavelmente do PEARL JAM e seria substituído por Matt Cameron (baterista do SOUNDGARDEN e TEMPLE OF THE DOG), que está com o PEARL JAM até hoje e cuja 1ª turnê com o grupo foi naquele verão americano de 1998, a qual foi registrada em outro álbum ao vivo do PEARL JAM, "Live on Two Legs" (1998), este que foi o 1º lançamento oficial ao vivo de um disco PEARL JAM.


Vale lembrar que desde então, Irons já foi convidado algumas vezes a subir no palco com o PEARL JAM para tocar algumas músicas.



Somente para registro, a partir da turnê de 2000, PEARL JAM vem disponibilizando todos os shows realizados para combater a pirataria. Durante muito tempo, os mesmos também eram lançados em formato físico com uma capa em papelão bem tosca - fazendo referências aos discos e gravações piratas (THE WHO manda um abraço!) - mas com o passar dos anos, eles começaram a ser lançados somente via download em seu site oficial.


Após esta fase de lançamentos cibernéticos, PEARL JAM voltaria a lançar em formato físico alguns shows realizados durante a sua carreira, como os discos: "Live on Ten Legs" (2011), "Live at The Orpheum Theater" (1994), "Gigaton Live" (2022) e outros que foram lançados somente para o Record Store Day em edição limitada.

Confira a track-list do disco ao vivo "Give Way":

1. Release 2. Brain of J 3. Animal 4. Faithfull 5. In My Tree 6. I Got Id 7. Corduroy 8. Even Flow 9. Spin The Black Circle 10. Given to Fly 11. Hail Hail 12. MFC 13. State of Love and Trust 14. Do The Evolution 15. Alive 16. Black 17. Immortality


Enquanto isso, confira o áudio ao vivo da música "Do The Evolution", retirada do disco "Live on Two Legs":


Kommentare


Mais Recentes
Destaques
bottom of page