top of page
  • by Brunelson

Jack Irons: baterista original do Red Hot Chili Peppers relembra os primeiros dias de banda


O baterista original do RED HOT CHILI PEPPERS e que também foi baterista do PEARL JAM entre 1994 à 1998, Jack Irons, é uma figura importante na história do rock.




Ele foi importante, seja marcando presença no RED HOT CHILI PEPPERS ou pela junção dos membros do PEARL JAM com o futuro vocalista Eddie Vedder, pois ele e Vedder eram amigos e Irons foi quem fez a ponte entre eles entregando aquela 1ª fita demo com 03 músicas instrumentais, para que Vedder gravasse os vocais em cima e recebesse a aprovação do grupo.

Irons foi entrevistado pelo site VWMusic e dentre vários assuntos, ele falou sobre o período inicial em que esteve no RED HOT CHILI PEPPERS junto com o guitarrista original da banda, Hillel Slovak, que viria a falecer de overdose de heroína em 1988 e seria substituído por John Frusciante.


Curiosamente, nenhum dos dois músicos participou da gravação do álbum homônimo de estreia da banda, mas ambos voltariam à formação original e gravariam o seu primeiro álbum juntos, “The Uplift Mofo Party Plan” (3º disco, 1987).

O baterista começou olhando para os velhos tempos do RED HOT CHILI PEPPERS e como era trabalhar com eles. Perguntado sobre as músicas que ele co-escreveu para o álbum de estreia e eventualmente não fazendo parte dele, Irons falou:

“A formação original de 1983 da qual Hillel e eu fazíamos parte, escreveu algumas das primeiras músicas que o RED HOT CHILI PEPPERS gravou para o seu 1º álbum de estúdio, com Jack Sherman e Cliff Martinez substituindo Hillel e eu".

“Nós tocamos essas músicas ao vivo nos clubes noturnos em 1983 e as versões demo originais foram lançadas em coletâneas como o disco 'Out in L.A' (1994)".

Ele falou ainda sobre a “energia e presença de estúdio” nos primeiros dias de banda: “A camaradagem de ser jovem em uma banda com amigos com quem cresci é muito do que eu me lembro. Essa foi uma experiência especial pra mim".

“Foi tudo parte dos velhos tempos, vindo dos anos 70 e como o rock era feito, estar em uma banda e tocar em garagens e quartos, tudo isso fazia parte da nossa vida... Eu diria que o RED HOT CHILI PEPPERS foi uma alta energia, tipo, dê tudo de si e não importa o tipo de banda que você faça parte”.

Questionado sobre como ele se lembra do guitarrista Hillel Slovak, ele concluiu: “Ele era um amigo muito próximo que conheci quando tínhamos 13 anos de idade. Foi a nossa amizade que finalmente iniciou o nosso caminho na música... Fizemos muita música juntos dos 13 aos 25 anos de idade e ele foi uma parte muito importante na minha vida e uma grande influência musical”.


"Fight Like a Brave" (Disco: “The Uplift Mofo Party Plan”)


Commentaires


Mais Recentes
Destaques
bottom of page