top of page
  • by Brunelson

Neil Young: o seu conselho para quem quer montar uma banda


Neil Young é um veterano no mundo da música. Desde os 16 anos de idade, o cantor e compositor canadense dedicou a sua vida a aprimorar seu ofício e aprender todos os seus devidos truques e trejeitos.

Poucos podem igualar a sua experiência e Young é feliz em compartilhar a sua sabedoria com artistas mais jovens, dando conselhos cruciais sempre que possível.

Quando o PEARL JAM ganhou força no começo dos anos 90, Young gostou deles como banda e mais importante, como pessoas. Na verdade, ele os recrutou como a sua banda de apoio para o álbum "Mirror Ball" (21º disco, 1995) e tratou os músicos como família. Para o PEARL JAM, a experiência foi formativa e um conselho que Young deu ao vocalista Eddie Vedder alguns anos antes, permaneceria com ele por muitos anos.

“Neil Young colocou toda a nossa banda sob a sua proteção, acho que foi por volta do nosso 2º álbum de estúdio, 'Versus' (1993)”, Vedder explicou certa vez ao radialista Howard Stern. “Aí acabamos nos aproximando cada vez mais com o passar dos anos. Começou com a gente se apresentando pela 1ª vez em seu evento anual beneficente, o Bridge School Benefit, que eu acho que foi em 1992”.


Vedder também detalhou o melhor conselho que recebeu de Young: "Tudo o que ele nos ensinou na época ressoou e aconteceu num momento em que precisávamos ser ensinados por alguém mais velho. Precisávamos de uma 'estrela do norte' para nos guiar e me lembro de uma vez que estávamos no seu rancho (sua casa) na Califórnia e demos um passeio por lá..."

Vedder continuou: "Estávamos fumando um baseado e nos sentamos perto de uma lagoa que tem lá, e ele nos disse: ‘Hey, só para vocês saberem, podem haver algumas pessoas que tentarão afastá-lo (Vedder) desse grupo, mas galera, a soma é maior do que as partes e lembrem-se disso'".

"Neil Young também havia dito: ‘Tenho certeza de que isso já aconteceu com você’. E eu falei na hora: ‘Ainda não, estou bem com esses caras... Na verdade, ninguém falou nada, ninguém me escolheu ainda'" (risos).

Esse conselho ajudou a levar o PEARL JAM ao topo e com certeza foi um reforço gigante para manter sua longevidade. Young pôde adaptar as suas palavras de sabedoria às necessidades deles depois de passar um tempo com a banda.

No entanto, falando de maneira geral a todos os jovens artistas em 2019, o canadense lançou uma pérola de sabedoria que acredita ser imprescindível para uma carreira musical de sucesso.

Falando ao canal canadense da CBC, Young concluiu: “Seja fiel a si mesmo. Basta fazer o que você quer fazer, pois a última coisa que você precisa fazer é agradar a alguém. Esqueça de agradar a todos, é o passatempo mais inútil que você poderia ter. Não faz diferença em nada e é uma perda de tempo".

Ao longo de seu meio século na indústria da música, Young nunca se desviou desse mantra, mesmo que ocasionalmente em detrimento de sua carreira.

Por exemplo, remover a sua música do Spotify tornou mais difícil para Young encontrar novos fãs, mas em um nível moral, ele se sentiu desconfortável com as suas opiniões de financiamento de trabalho com as quais discordava. Ele sempre se manteve fiel a si próprio, mesmo quando outros questionaram as suas decisões.


















コメント


Mais Recentes
Destaques
bottom of page