top of page
  • by Brunelson

Krist Novoselic: "meu conselho para os baixistas é que você não precisa seguir a guitarra"


A ex-estrela do programa de auditório da TV americana Saturday Night Live, Kevin Nealon, postou recentemente em rede social uma caricatura que ele fez de Kurt Cobain.


Na foto, ele escreveu: “A minha caricatura de Kurt Cobain. Certa vez, pedi a ele para autografar uma biografia não autorizada do NIRVANA. Em um arranhão, ele assinou: “Eu não sou Liberace, Kurt Cobain”.

O eterno baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, descreveu recentemente o processo de composição da famosa banda grunge e argumentou como qualquer baixista pode fazer bem em seguir os vocais em vez de se concentrar no que o guitarrista principal está fazendo.

A lendária tríade formada por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, apresentou criações mágicas e é impressionante como o NIRVANA passou de uma banda underground local de Seattle e Aberdeen (cidade natal, próxima a Seattle) para uma das bandas mais famosas e amadas na história da música.

Cobain muitas vezes é aclamado como o idealizador do grupo, mas também há muito a ser dito sobre todo o trabalho em equipe que foi feito para criar músicas tão boas como “Lithium”, “Heart Shaped Box” e “Smells Like Teen Spirit”.

Sendo entrevistado pelo jornalista Rick Beato, o baixista observou como a música do NIRVANA começou com Kurt chegando com muitas ideias e como as canções tomariam a sua forma final à medida que o grupo desenvolvia essas ideias juntos.


Novoselic falou: “Ele tinha esses riffs e meio que começava a tocá-los e nós apenas dizíamos: 'Ok, esse é um riff legal'. Então, eu tinha uma ideia ou uma impressão da música, tipo: 'É disso que esta canção precisa. Não sou eu como baixista pensando assim, apenas é o que eu quero fazer para essa música. O que ela está exigindo de mim ou pedindo'".

“É tudo pela música, sabe? A canção 'About a Girl', por exemplo. Kurt estava escutando BEATLES em seu pequeno apartamento quando ele morava em Olympia (próxima a Seattle) e ele ouvia BEATLES repetidamente, quando numa noite, Kurt tinha acabado de escrever essa música e eu lhe disse: ‘Bom, eu sei o que esta canção precisa no baixo. É claro como o dia'. Foi quando criei essa linha de baixo saltitante para ela”.

Em outra parte da entrevista, Novoselic argumentou como o melhor conselho que ele poderia dar aos baixistas é se concentrar nos vocais principais do cantor da sua banda:

“Eu apenas acompanharia... Eu não necessariamente seguia o que a guitarra estava fazendo. Eu ouvia a melodia vocal e meio que triangulava as coisas tocando o que o vocal fazia e então, você obteria um som maior dessa maneira".

Ele finalizou: “Esse é o meu conselho para os baixistas: você não precisa seguir o guitarrista. O bumbo da bateria é o seu carro-chefe, certo? Mas se você ouvir os vocais, você pode tirar as coisas dos vocais ou tocar os vocais, você me entende? E então, meio que vai tudo junto e se o pessoal da banda não gostasse, eles me lançavam olhares de reprovação”.



"About a Girl" (1º disco do NIRVANA, "Bleach", 1989)


Mais Recentes
Destaques
bottom of page